Em agosto, somente as empresas de pequeno porte contrataram mais gente do que demitiram, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Sebrae. O levantamento foi elaborado com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego e considera só vagas com carteira assinada.

Em agosto, as médias e grandes empresas demitiram mais gente do que contrataram. Isso resultou em um saldo de 2.400 vagas fechadas.

Por outro lado, os pequenos negócios contrataram muito mais do que demitiram e, com isso, tiveram um saldo de 127,4 mil novas vagas.

Isso representa um aumento de 128% sobre o volume registrado em julho deste ano (56 mil novos postos). Em relação a agosto de 2012, o aumento superou 31%.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, os resultados comprovam que o Brasil hoje tem um mercado interno forte, com mais de 100 milhões de consumidores, sendo que 40 milhões deles pertencem a essa nova classe que aumentou a demanda junto aos empreendimentos de pequeno porte.

“Esse novo público tem mais condições de comprar serviços e produtos do que nas últimas décadas e é muito mais amplo e variado. Como consequência, a alta geração de empregos nos empreendimentos de pequeno porte. Além disso, as micro e pequenas empresas são menos vulneráveis às oscilações e crises da economia internacional”, analisa.

Serviços lidera

Ainda de acordo com o estudo, entre os pequenos negócios, o setor líder das contratações continua sendo o de serviços, com saldo líquido positivo de 59,3 mil postos de trabalho, correspondendo a quase a metade do total de empregos gerados pelos pequenos negócios.

Em segundo lugar, está o setor de comércio, com 42,4 mil vagas, seguido da construção civil, responsável por 22 mil novos postos de trabalho.

No recorte geográfico, houve aumento do emprego nas cinco regiões brasileiras, com destaque para a região Sudeste, Sul e Nordeste. O Estado de São Paulo ocupa a primeira posição do ranking na geração de empregos no Brasil.

Em agosto, gerou 43,8 mil novos postos de trabalho, quase quatro vezes mais do que a quantidade de vagas criadas pelo segundo lugar, o Paraná.

Fonte: Uol Notícias