“Make It Matter”, ou “Faça Com Que Isso Importe”. A NRF 2024, trouxe como reflexão principal a força do indivíduo. Em meio a tantas inovações tecnológicas, inteligência artificial e transformações digitais, o que não muda no varejo é a importância da conexão e a experiência de compra.

E a inteligência artificial vem para impulsionar a competitividade do varejo. Por meio de dados, podemos entender o nosso cliente. É a chamada hiperpersonalização, que consiste em promover uma experiência customizada da jornada de compra. Ou seja, é oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades dos clientes baseado na coleta e análise de dados dos usuários. É a inteligência artificial atuando para mostrar o perfil do consumidor e suas preferências. Criar uma identidade com o consumidor e fazer com que ele se sinta próximo à sua marca.

Falando em marca, se o varejo quer vender melhor, precisa cuidar da sua marca e da cultura da sua empresa. Conte a sua história, mostre sua proposta de valor. Lucre com propósito.

E como fazer para vender mais? A NRF levou grandes varejistas para compartilhar suas experiências. E o que eles mais falaram: com cruzamento de dados e inteligência de mercado é possível levar o conteúdo certo para aquele consumidor. Além disso, nada é possível sem um planejamento estratégico bem-feito e sem conhecer sua equipe. O propósito também tem que estar presente no local de trabalho.

Uma das estrelas do evento, o ex-jogador de basquete Magic Johnson deu uma aula de liderança. Com simplicidade encantou o público e compartilhou lições maravilhosas, como por exemplo: “se você está preparado e faz o que precisa ser feito, o sucesso acontece”. Para isso, você precisa de um plano de negócios bem estruturado, afinal de contas os números não mentem. São os números que nos guiam, “tanto no esporte, quanto nos negócios”.

Outro tema que rendeu bons debates durante a NRF foi a questão da devolução ou troca de produtos comprados no e-commerce. Faz parte da experiência de compra online uma boa política de troca, que seja ágil, fácil e transparente. Não gerar atrito é o ponto principal. Com regras simples e menos rígidas. A geração Z quer ter muitas opções de troca facilitada.

Em Nova Iorque, tivemos a oportunidade de participar mais uma vez da reunião anual da FIRA, a Federação de Associações Internacionais de Varejo. No encontro, pudemos trocar experiências com presidentes de entidades do varejo dos países participantes. A FIRA representa hoje 40 associações, de 24 países, dos seis continentes.

O encontro foi conduzido pelo presidente da FIRA, Jacques Creyssel e pelo presidente da NRF, Matthew Shay. Na reunião, foram debatidos temas como as novas políticas de e-commerce, inteligência artificial no varejo e novas visões sobre o varejo na China. O encontro da FIRA é a oportunidade de ouvir as experiências e expectativas do varejo mundial. Trocamos experiências com líderes de diversos países e pudemos pensar juntos em soluções para o desenvolvimento setor.

A NRF é tradicionalmente o local onde iniciamos o nosso ano, trazendo para o Brasil as principais inovações e tendências do varejo. Neste ano, vimos que a inteligência artificial tem muito a contribuir para entendermos o nosso cliente e nos aproximarmos dele, mas nada é tão relevante no nosso negócio quanto o fator humano. Sigamos juntos para explorar esse futuro, alavancando as lições aprendidas para prosperar no nosso país.

Juntos, Somos Mais Fortes!

José César da Costa

Presidente da CNDL