Há muitos obstáculos que pequenas e médias empresas (PME) enfrentam ao tentarem se estabelecer. Portanto, é importante gastar sabiamente e minimizar os custos sempre que possível – tudo para atingir o seu mercado alvo e gerar leads suficientes para manter um fluxo de caixa estável e a cabeça acima da água.

Conheça quais são as estratégias de marketing digital que realmente funcionam em PME:

1. Planejar e coordenar o que você faz

As diferentes vertentes de marketing precisam trabalhar em harmonia, e você só vai gerenciar isso se planejar com cuidado e o mantiver simples.

Uma ideia criativa tem de ser julgada pelo fato de entregar o seu plano de negócios e se encaixar com os valores da sua marca.

Desenvolva uma compreensão completa das pessoas com as quais você deseja negociar e os problemas que enfrentam.
Existem recursos fantásticos para dados de marketing, tais como relatórios sobre como os consumidores diferentes se comportam, o que significa que você pode direcionar seus esforços de marketing para as áreas certas.

Descobrir em quais redes sociais você deve se concentrar também é ótimo para saber onde seus potenciais clientes podem estar online.

2. Estabeleça objetivos

Este não é um trabalho único. É necessário traçar objetivos para cada bit de marketing que faz, e dar tempos muito específicos para ter sucesso em suas medições.

Por exemplo, o êxito do seu site pode ser medido pela forma como gera leads ou vendas. Dê ao seu trabalho objetivos específicos também, como por exemplo direcionar o tráfego para o seu site por intermédio de um “procurar” para a ação.

Não seja apressado em avaliar rapidamente e emendar as coisas, a fim de manter o rumo de seus objetivos – medir, ajustar e medir novamente. Ferramentas como o Google Analytics é perfeito para métricas, por exemplo.

Antes de gastar, determine o que você precisa: não invista em coisas usuais como site, materiais e ferramentas como SEO.
Em vez disso, tome cuidado com o que foi aprendido na sua pesquisa e na organização de objetivos, e mapeie os materiais que você precisa e como eles se unem para formar uma estrutura coesa para o seu marketing. Sempre seja claro sobre o seu propósito.

3. Conheça seus clientes

Você precisa ter uma ideia clara sobre o que os seus clientes leem, que sites eles visitam e até mesmo as palavras e frases que mais usam. Quando eles compram seu produto ou serviço? O que os influencia a fazê-lo? Tudo isso vai lhe dizer onde concentrar seus esforços, se uma ideia criativa vai funcionar e como se certificar de que você será encontrado online.

4. Conheça seus números

Quanto lucro você faz em cada venda? Se você não sabe quanto vale a pena investir em marketing ou em coisas como PPC (pay per click), estará perdendo tempo, principalmente com uma empresa pequena ou média. Por isso a importância de dimensionar os resultados e utilizar as métricas de modo que você monitore todas as ações.

5. Reveja seu web site

Seu web site é a sua janela da loja e é para onde a maioria das estratégias de marketing digital dirigirão clientes novos. Configure a análise (pergunte ao seu webdesigner se não tiver certeza de como fazer isso) e estude-a cuidadosamente.

A análise lhe dirá muito sobre como seus clientes usam o seu site e por que os usuários saem sem comprar (ou entram em contato se você for um fornecedor de serviços). As pessoas estão ocupadas, quanto mais fácil você torna o seu site, mais provável que seus clientes comprarão o seu produto ou serviço.

Onde está seu número de telefone e outros detalhes do contato? Devem estar no alto de sua página home. Seu site está otimizado para celulares? A maioria das pesquisas é feita em telefones inteligentes, mas cerca de metade dos sites ainda são difíceis de usar nesse formato.

O site precisa ser responsivo, fácil de usar e ser intuitivo, ou seja, de fácil percepção sobre como navegar. Assim, o público consegue fazer qualquer coisa que desejar no site, sem perder o interesse.

6. Presença nas mídias sociais

Diferentes tipos de mídias sociais funcionam melhor para diferentes modelos de negócios. O Facebook funciona bem se você é um cliente que enfrenta negócios, mas oferece pouco se você é B2B. Já para negócio B2B, o LinkedIn é uma ótima opção.

Depois de fazer sua escolha, mantenha-se atualizado. A mídia social está mudando muito rapidamente. Ninguém é um especialista por muito tempo sem pesquisar continuamente o que há de novo.

7. Dê às pessoas uma razão para se envolver com você

“Por favor, siga-me” é a tática mais comum para obter seguidores em mídias sociais, mas só vai funcionar com muito bons amigos. Seus clientes reais e potenciais vão segui-lo somente se houver algo para eles.

Isso pode ser um aconselhamento, ofertas exclusivas, competições, informações úteis ou a chance de se sentir importante. Boas estratégias de marketing digital e mídia social incluirão uma mistura destas.

Por último, não se deixe atrás dos seus concorrentes. Eles provavelmente estão fazendo marketing digital para obter mais clientes no seu mercado. Implemente uma campanha de marketing digital para o seu negócio hoje.

Diego Carmona – CVO do leadlovers.