O mel da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes, Comapi; e os produtos da Associação dos Artesãos em Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel, devem chegar às lojas do Grupo Pão de Açúcar nos próximos meses.

A representante do Programa Caras do Brasil, executado pela rede de varejo, Patrícia Santana, visitou a Piauí Sampa e sinalizou o interesse em adquirir os produtos do agronegócio e do artesanato piauiense.

“Precisamos apenas receber os documentos das duas entidades selecionadas para concretizarmos as negociações. A primeira compra poderá acontecer ainda este mês. A única garantia que pedimos foi com relação a logística. Fora isso não há nada que impeça a concretização dos negócios”, explica Patrícia.

Segundo a representante do Caras do Brasil, os produtos da Associação Trançados da Ilha já foram selecionados. “Serão cinco peças: cesta, fruteira, pãozeiro, bomboniere e sousplat. A quantidade será definida de acordo com a capacidade produtiva da entidade. O certo é que o pedido pode chegar a até 70% do que é confeccionado mensalmente. Com relação ao mel a primeira compra será de 200 caixas, o que equivale a 4,8 mil bisnagas de 320 gramas”, destaca.

O Programa Caras do Brasil busca valorizar a cultura das diversas regiões do país, por meio da exposição de produtos desenvolvidos por comunidades e organizações de todo o território nacional. A iniciativa beneficia pequenos produtores, incentivando o comércio ético e solidário, a geração de renda, o respeito ao meio ambiente e a inclusão social.

Os produtos da Cerâmica Serra da Capivara, fabricados na cidade de Coronel José Dias, no sul do Piauí, já são comercializados para o Pão de Açúcar a mais de cinco anos. Os pedidos chegam a R$ 20 mil mensais.

“Queremos ampliar a participação de entidades atendidas por projetos do Sebrae no Caras do Brasil. É um trabalho de inteligência comercial, que deverá render bons frutos. Estamos viabilizando a ida da representante do Pão de Açúcar ao Piauí. A ideia é apresentar outros produtos com potencial de ingressar nessa rede de varejo. Trabalharemos a adequação das peças para atender às necessidades de mercado desse comprador, desde produção e embalagem, até rótulo e logística”, declara o gerente da Unidade de Atendimento Individual e Mercados do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

Durante o encontro de negócios Patrícia Santana comentou ainda que a qualidade dos produtos piauienses surpreende. “Vemos peças com design diferenciado e acabamento de excelente qualidade. São produtos lindos, incríveis. É importante mostrarmos isso para o Brasil”, disse.

Em setembro, os produtos adquiridos por meio do Caras do Brasil devem chegar às gôndolas das lojas do Pão de Açúcar no Piauí. O programa já atua em 94 cidades brasileiras.

OUTRAS NEGOCIAÇÕES

Além das lojas do Pão de Açúcar, o artesanato piauiense deverá chegar a lojas de renome do Estado de São Paulo. Quem também esteve na Piauí Sampa, conferindo as novidades do setor, foi Cláudia Gomes, da Galeria de Arte Brasileira, que funciona desde 1920, sendo uma das mais antigas e tradicionais da capital paulista.

Cláudia visita a mostra desde a primeira edição e já mantém parcerias com entidades artesanais do Piauí. Ela também deverá visitar o Estado para acompanhar de perto como funciona a produção artesanal da região. Além do artesanato, as opalas também impressionaram a empresária, que declarou ter gostado bastante de tudo o que viu.

A Galeria de Arte Brasileira é um dos empreendimentos que fazem parte da Associação para o Comércio de Artesanato Brasileiro, AsCabras. Outras empresas associadas
à entidade também agendaram visita à Piauí Sampa, o que deve contribuir para fortalecer a comercialização do artesanato piauiense, já que a AsCabras mantém relação com grupos de compradores de vários Estados do país, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas, além do Distrito Federal.

Fonte: Sebrae – PI