O ano de 2014 será um ano de acontecimentos marcantes nos cenários econômico, político e social. A realização da Copa do Mundo de futebol, mais de 60 anos após a última vez em que o Brasil foi sede desse grande evento, e a eleição presidencial são apenas dois dos acontecimentos que mobilizarão o país inteiro. A Copa, particularmente, gera movimentação nos segmentos do comércio, indústria, serviços, hotéis, restaurantes, transportes, turismo, enfim, o evento envolve praticamente todos os setores de atividade. A eleição presidencial é a possibilidade nacional de se abrir o debate para as grandes transformações que o Brasil precisa, muito carente ainda em infraestrutura, saúde, educação e segurança.

Na CNDL a atual gestão estará encerrando o seu mandato em 2014, pretendendo neste último continuar as realizações que marcaram o período, com aprimoramento dos produtos e serviços, capacitação, atendimento aos anseios dos associados e expansão das CDLs, hoje cobrindo literalmente nosso país do Oiapoque ao Chuí. A CNDL começa o ano com muita qualidade, pois graças ao compromisso permanente da entidade e de seus colaboradores com a excelência na prestação dos serviços, a Confederação recebeu em dezembro de 2013, a Certificação ISO 9001 Versão 2008.

No cenário político, esperamos que o governo atue mais firmemente no combate à inflação e que consiga reduzir os gastos públicos, mesmo num ano de eleições, fazendo mais e prometendo menos, investindo nos setores que necessitam mais atenção para que o crescimento do PIB do Brasil possa finalmente alcançar o nível de um país que deseja melhores resultados em sua economia e que possa proporcionar mais qualidade de vida à população.

O modelo de consumo e a preservação da renda, acompanhada de baixo nível de desemprego, fez com que em 2013 nosso pais pudesse manter esperanças de um ano novo melhor. Mas é preciso trabalhar muito para que os juros baixem, a carga tributária diminua e que o crédito seja facilitado para os empresários, principalmente os de micro e pequeno porte, a fim de que possamos visualizar um autêntico próspero e feliz 2014.

* Roque Pellizzaro Junior
Presidente da CNDL