Alavancar o potencial humano para encontrar um novo significado e criar valor para os clientes é um grande desafio para os varejistas de todo o mundo. Encontrar o equilíbrio entre a modernização, a inovação e a força da emoção e da conexão humana é essencial para o sucesso em longo prazo. Foi o que nos mostrou a NRF 2020, maior e mais importante feira do varejo mundial.

Estivemos por três dias em Nova Iorque, com a missão CNDL, que contou com uma comitiva de 150 pessoas, formada por lideranças varejistas, empresários e representantes do Sistema CNDL.

Anualmente, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) participa da feira com uma das maiores comitivas internacionais do encontro, no qual reciclamos nossos conhecimentos e trazemos para o Brasil as mais recentes tendências do setor varejista.

Durante os três dias da NRF, tivemos a oportunidade de obter uma nova visão de mercado, com um olhar inovador e atento de como marcas estão se transformando com as novas tecnologias. Trazer para o país esse novo momento do varejo mundial e compartilhar com o Sistema CNDL é uma das nossas missões de fortalecimento e crescimento do varejo brasileiro.

O fator humano foi o grande destaque desta edição da feira, cujas palestras nos mostraram que o futuro do varejo não depende somente das novas tecnologias e da inteligência artificial, mas principalmente de manter o foco no cliente.

A tecnologia pode potencializar o trabalho humano e é fundamental focarmos nos colaboradores e engajá-los, fazer com que façam parte da proposta de valor da empresa para que o cliente tenha uma experiência de compra positiva. De nada adianta investirmos em tecnologia e inovação sem uma completa conexão com as pessoas.

A 109ª edição da NRF nos trouxe a certeza de que caminhamos para um novo ponto de inflexão. O modelo omnichannel já é uma realidade, com a inteligência artificial, business intelligence, redes colaborativas, novos formatos e desintermediação abrindo novas possibilidades a cada dia. A venda não é o único objetivo de uma loja física, mas também a construção de uma marca, branding e engajamento.

Um terço do Produto Interno Bruto (PIB) mundial é derivado do varejo e a nossa maior riqueza é a informação. Saber como utilizar dados, entender os clientes, armazenar cadastros e uso, para definir o perfil de preferência e antecipar sugestões é o caminho do futuro.

Neste ano, contamos com a importante presença do deputado Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo, e do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, que puderam trocar experiências com varejistas do mundo todo sobre as tendências do setor, inteligência artificial no varejo, inovação, sustentabilidade, venda por múltiplos canais, métodos de compras, tendências de comportamento de consumo e mudanças que estão por vir.

Voltamos para o Brasil motivados a aplicar em nossos negócios e em nosso país todo o conhecimento que recebemos e, principalmente, como os varejistas estão usando as lojas para inspirar os consumidores com um engajamento mais interativo com a marca e, ao mesmo tempo, melhorar a rentabilidade de todas as suas operações.

Em Nova Iorque, tivemos a oportunidade de participar mais uma vez da reunião anual da FIRA, sigla em inglês da Federação de Associações Internacionais de Varejo. No encontro, pudemos trocar experiências com presidentes de entidades do varejo dos países participantes. A FIRA representa hoje 40 associações, de 24 países, dos seis continentes.

Foi um importante fórum de debate sobre temas como sustentabilidade, o impacto da tecnologia no varejo e os principais desafios enfrentados pelo setor varejista no mundo.

2020 promete ser um ano de crescimento, mas, para isso, é fundamental que façamos o nosso trabalho. O ano começa com esperança de desenvolvimento e o Sistema CNDL está pronto para os próximos passos.

Sigamos em frente! Conte com a CNDL para crescermos juntos!

José César da Costa

Presidente da CNDL