Existem empreendedores que, ao firmarem um negócio no mercado, realizam um investimento maior que fundar sua empresa: preparar um sucessor. Quando o assunto é preparar seis sucessores, fica ainda mais difícil, e se for um parente próximo, a responsabilidade chega a duplicar. Esse é o caso da família Napoleão Alves.

Filho de tradicional família de comerciantes, o empresário cearense José Alves Filho, iniciou suas atividades em Fortaleza, quebrando uma série de dogmas. Entre as décadas de 60 e 70, estudioso da eletrônica e apaixonado pela profissão, foi pioneiro no Nordeste na fabricação de equipamentos de telecomunicações, produzindo rádios de comunicação e posteriormente retransmissores e antenas de sinais de televisão, sendo o responsável, por exemplo, pelas primeiras transmissões de imagens de Televisão em Teresina e Parnaíba. Nessa época, a empresa possuía também uma loja de componentes, instrumentos e acessórios para eletrônica em geral, chamada SELTRON.

Em 1978, no intúito de poder atender melhor e mais próximo, à sua grande clientela dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, transferiu a sua fábrica para Teresina, a STS Indústria Eletrônica, passando a produzir também torres de transmissão. Em seguida, nos anos 80 e 90, acompanhando o desenvolvimento tecnológico mundial daquele momento, veio a montar a UNITECH, primeira e única, fábrica de antenas parabólicas e receptores de satélite do Nordeste.

Outro importante desafio para o empresário foi criar uma empresa onde seus sócios seriam os próprios filhos. Neste caso, aproveitando o seu conhecimento de muitos anos com o mercado americano e a abertura definitiva do Brasil para o comércio exterior, junto com a família, montou a US IMPORT, empresa que há 23 anos se destaca na importação de produtos de qualidade, tornando-se referência em segmentos também ligados à eletrônica, se especializando em projetos, comercialização e instalação de equipamentos de sonorização e segurança eletrônica por câmeras, para residências e empresas públicas e privadas.

O exemplo e a decisão de José Alves ao ensinar uma premissa tão básica, porém, necessária àqueles que hoje estão lhe sucedendo, tinha um motivo: o profissionalismo. O empresário-fundador entendia, que a sucessão de uma empresa por um filho não é algo emotivo, tampouco empírico, mas essencialmente baseada em uma boa preparação técnica.

Jimmy Alves lembra que aos poucos cada filho foi se introduzindo nas empresas e de acordo com a vocação, foi participando e se especializando no setor que mais gostava. “Naturalmente os filhos foram se integrando aos negócios e dando novas sugestões, mesmo meu pai tendo um feeling bem superior ao nosso, participávamos ativamente, dividindo-nos entre as atividades de estudantes e as funções na empresa”, disse o empresário.

Hoje as empresas US Import, Unitech e US Eletrônica são comandadas pelos seis sucessores, os irmãos Jimmy, José Alves Júnior, Herald, Eder, Gina e Lena, que dentro de suas funções, colaboraram para tornar a empresa uma das maiores do mercado piauiense na sua atividade. Para tanto sucesso, Jimmy dá a receita: “Somos uma família unida, acima de qualquer coisa, e temos tido até hoje a característica de estar sempre enxergando um passo à frente. Um empresário tem que ter uma audácia dentro do seu negócio, uma audácia calculada. Inovar e, sobretudo, dirigir a empresa com muita prudência, buscando sempre o profissionalismo naquilo que está desenvolvendo”, destacou.

Os novos caminhos da US Import deverão se estender em breve, com a criação do site www.usimport.com.br, que tem como objetivo interagir com os clientes, ampliando a fronteira eletrônica na busca para atingir outros mercados e mais consumidores.

Atualmente, a empresa conta com três lojas físicas localizadas em pontos estratégicos da cidade e segue com a distribuidora de antenas parabólicas e receptores de satélite, atendendo às regiões do Piauí, Maranhão, Ceará e Pernambuco.