Telefones celulares e smartphones tornaram-se excelentes canais de marketing, para o envio de mensagens de texto SMS. Esse recurso é vantajoso por sua agilidade, alcance e economia em relação a outras práticas mais utilizadas, como a mala direta, por exemplo. Entretanto, o mau uso ou excesso dos torpedos pode causar inconveniências e gerar uma impressão negativa junto ao público. A Talktelecom, uma das mais importantes fornecedoras de soluções ao mercado de contact center, recomenda alguns cuidados para não ser intrusivo na hora enviar SMS:

Crie uma base opt-in – Não há nada mais inconveniente do que receber mensagens indesejadas. Portanto, crie, em primeiro lugar, sua própria base de contatos e realize campanhas junto a clientes que optaram por receber seus informes. Fuja dos contatos aleatórios fornecidos pelas bases compradas.

Ofereça opção de subscrição – A cada SMS, insira a informação de como o cliente deve proceder caso não deseje receber novas mensagens, e disponibilize um serviço efetivo para tal.

Planeje as ações – Realize um planejamento estratégico para definir o tipo de abordagem, linguagem e periodicidade de cada campanha. Seja objetivo no texto da mensagem e apresente ofertas interessantes.

Assegure que o canal é oficial – Muita gente desconfia da autenticidade de mensagens de promoção, sorteio ou cobranças. Insira um número para contato ou link de Internet para que o receptor possa se certificar de que se trata de um envio legítimo da empresa remetente.