O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio da Secretaria de Comércio e Serviços, participou da abertura do 25º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

No encontro, o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, apresentou as medidas do Plano Brasil Maior para o setor, que movimenta quase 3% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera cerca de seis milhões de empregos diretos em todo o país. “É inquestionável a importância dos bares e restaurantes para a economia brasileira. Adianto que estão em andamento estudos para a desoneração da folha do setor, meios de pagamento via celular, além de ações na área de normatização e certificação de qualidade”, destacou o secretário do MDIC.
Para o presidente da Abrasel e conselheiro de Competitividade e Comércio do Plano Brasil Maior, Paulo Solmucci, o setor passa por uma série de dificuldades que precisam ser equacionadas. “É um momento difícil, principalmente em razão do aumento da carga tributária. Trabalhamos com quase 40% do faturamento para o pagamento desses tributos. No entanto, acreditamos na construção de um país melhor por meio do diálogo entre a sociedade e o parlamento”, afirmou.
Na oportunidade, Solmucci confirmou presença no Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas Para Comércio e Serviços – Simbracs 2013, promovido pela Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O Simbracs 2013 ocorrerá em Brasília nos dias 12 e 13 de novembro.
Ainda na abertura, foi anunciada a criação, no Congresso Nacional, da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Alimentação Fora do Lar, que visa a acompanhar os interesses do setor empresarial. A Frente vai abarcar assuntos que estão direta ou indiretamente relacionados à produção e ao comércio e serviços de bares e restaurantes. “É preciso deixar a vergonha de defender quem emprega. Tenho a tarefa de conduzir um grupo de líderes com a mais clara certeza de que vale a pena ser honesto”, reforçou o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), presidente da Frente.
O 25º Congresso Nacional da Abrasel acontece até 15 de agosto em Brasília. O evento é realizado em parceira com a revista Prazeres da MESA e com o Instituto Superior de Educação de Brasília (IESB). Também participaram da abertura, entre outras autoridades, os ministros do Turismo, Gastão Vieira, e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filhos, além de mais de mil empresários.