A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas caiu pelo segundo mês consecutivo. O indicador ficou em em 95,7% em novembro, após marcar 95,8% em outubro e 96,4% em setembro. O resultado do mês passado significa que, a cada mil pagamentos realizados, 957 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias.

Segundo os economistas, a pontualidade das micro e pequenas empresas caiu em decorrência da sequência de elevações das taxas de juros, que aumenta o custo financeiro das empresas, além das oscilações do câmbio e do atual cenário de desaceleração da economia.

O pagamento da primeira parcela do 13º salário também pode ter ocasionado dificuldades financeiras especialmente nas micro e pequenas empresas que não se planejaram adequadamente para tal desembolso.

Conforme a pesquisa as micro e pequenas empresas do comércio registraram o melhor nível de pontualidade de pagamentos em novembro: 96,4%. As industriais registraram pontualidade de 95,6% e as de serviços marcaram 94,7% no mês passado.

Em novembro, o valor médio dos pagamentos pontuais avançou 5,6% em relação ao mesmo mês do ano passado (R$ 1.954 contra R$ 1.850). O maior valor médio foi registrado nas empresas de serviços (R$ 2.088), seguido pelas empresas comerciais (R$ 1.972) e pelas micro e pequenas empresas do segmento industrial (R$ 1.696).