O nível de devoluções de cheque por insuficiência de fundos no Brasil subiu em maio e atingiu o segundo maior patamar para o mês desde o início das medições em 1991, informou nesta quarta-feira a empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian.

A taxa de devoluções de cheques foi de 2,39 por cento em maio ante 2,38 por cento em abril e 2,29 por cento em maio do ano passado, segundo dados da empresa. O maior nível para maio ocorreu em 2009, com 2,52 por cento de cheques devolvidos.

Segundo economistas da Serasa Experian, o aumento do desemprego no país e a queda do rendimento médio da população estão impulsionando a inadimplência do consumidor em praticamente todas as suas modalidades, sendo a de cheques uma delas.