A NRF Big Show 2016 chegou ao final trazendo em sua última palestra o tema “O futuro de tudo: As principais tendências para antecipar o que há de novo para 2016 e além”, ministrada pela CEO e presidente do Conselho Havas de relações públicas da Global Collective, Maria Salzman. A CEO mencionou as principais mudanças que estão prestes a influenciar e moldar o futuro do varejo.
Ao longo da discussão, Salzman apresentou algumas ideias que, para ela, devem se confirmar nos próximos cinco anos. Experiência do consumidor, mais uma vez, foi citada como uma forte tendência entre as lojas físicas. “Temos que satisfazer nossos clientes nos cinco sentidos. A educação baseada na experiência tem de ser central no modelo de negócios das empresas, especialmente para recrutar e reter os talentos da geração do milênio. Os jovens sabem que seus únicos empregadores serão eles mesmos, ainda que trabalhem para você a vida toda”.
O vício pela tecnologia e a nova era de aplicativos também foram pontos fortes da palestra. Para a CEO, ter um app é praticamente uma obrigação, mas ele precisa ser útil e conveniente. “No mínimo, você tem de ter uma versão otimizada de seu site para dispositivos móveis. Você não tem ideia de quantos varejistas de renome têm sites móveis que fazem suas marcas parecerem lojas onde não se encontra nada que se procura, alertou”.
Workshop final
A NRF chega ao final e por ela passaram cerca de 35 mil pessoas. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) levou mais de 200 executivos, a maior delegação brasileira presente. “O evento é a oportunidade que nós varejistas temos para aprender sobre as tendências, atuais e futuras, e assim já nos anteciparmos em nossos negócios. Essa é uma forma de nos tornarmos mais competitivos, além de aumentarmos os lucros. ”, diz Honório Pinheiro, presidente da CNDL.
Em parceira com a Confederação, a HSM Educação Executiva, ao final do dia ofereceu um workshop para a delegação do Sistema CNDL aplicando o método de polinização. Todos os presentes puderam debater os assuntos abordados ao longo dos quatro dias da NRF trocando informações. O secretário de Comércio e Serviços Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC) , Marcelo Maia, a convite de Pinheiro também esteve presente no evento.