Atualmente, as redes sociais são as principais aliadas dos empresários na divulgação de seus negócios. Além de ter um custo mínimo para realização de marketing em tempo real, através delas é possível manter um feedback com os clientes e saber como melhorar, o que pode ser mudado e o que deve permanecer. O fato é que o uso das redes sociais pelos mais diversos tipos de loja já é uma realidade.

Uma pesquisa realizada sobre varejo pela PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil com aproximadamente 1 mil consumidores revelou que as redes sociais têm papel relevante nas decisões de compra, tanto em lojas virtuais quanto em lojas físicas. Segundo o estudo, quase 80% consumidores utilizam informações obtidas nas redes sociais — por meio de comentários de amigos ou nos perfis das varejistas — para decidir sobre o que comprar.

Nayane Rios, empresária da Casa Rios, um dos empreendimentos mais tradicionais de Teresina com mais de 40 anos de existência, comenta que através do Instagram, a interação é bem maior. “Na realidade, a rede social auxilia no contato com o cliente, mas tem é bastante eficiente na questão do marketing. É como se substituísse uma propaganda de televisão. Inclusive, a gente observa que a propaganda através da rede social atinge mais pessoas que outros meios de comunicação”, afirma.

A Casa Rios, especializada no setor de calçados, infantil e esportes, utiliza principalmente o Instagram. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, é preciso planejamento e organização no uso das redes sociais. Nayane, por exemplo, explica que o Instagram da sua loja é atualizado todo dia, com todas as novidades. “Temos uma pessoa que trabalha na alimentação da rede social e responde todas as perguntas, há também quem tire fotos de todas as lojas”, conclui.

O setor de alimentação é um dos que mais investem em comunicação através das redes sociais. Emiliano Savória, proprietário de uma pizzaria na capital, conta que percebeu o poder das redes sociais em 2013 quando abriu a primeira Savóri Pizza.

“Vimos que o crescimento das redes sociais estava em alta, que a maioria do nosso público era de jovens, e que estavam todos conectados. Foi aí que decidimos nos concertar a eles e contratamos uma agência específica de redes sociais. Lembro que na época poucas empresas investiam nisso, logo começaram os elogios e o crescimento de seguidores foi instantâneo”, afirma.
Emiliano acredita que a popularidade da Savóri teria ocorrido do modo muito mais lento sem a utilização das redes sociais.

“Começamos os negócios com pouco investimento e as redes sociais ajudaram a divulgar e nos conectar aos clientes de maneira rápida e barata”, acrescenta. Ele diz ainda que, hoje, a comunicação via internet com os clientes é fundamental. “Todo mundo tem celular conectado nas redes sociais, a comunicação da empresa com os clientes é muito mais rápida e de grande abrangência. Essa comunicação hoje em dia já é quase obrigação de uma empresa que quer chegar um sucesso”, destaca.

Além da divulgação de produtos, as redes sociais abrem portas para o e-commerce, mais conhecido como vendas online. A pesquisa “Perfil do E-Commerce no Brasil” revela que o comércio eletrônico brasileiro é composto de 450 mil e-commerces ativos. Pensando nisso, Emiliano Savóri irá abrir um canal de vendas online.

“A empresa tem espírito jovem e gostamos desse mundo tecnológico. Vamos lançar agora nosso próprio aplicativo para pedidos online e já estamos analisando a possibilidade de lançar uns jogos online que aumentem essa interação com o cliente”, acrescenta.