Em 2016, o Brasil faturou o total de 53,4 bilhões em vendas on-line, um crescimento de 11% em relação a 2015, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A previsão da associação é mais animadora em relação à 2017 com um crescimento nas vendas por e-commerce até R$ 59,9 bilhões. Entre as empresas de varejo no Piauí, já há um movimento para aproveitar o crescimento do setor que não enfrenta crise atualmente.

A empresária Laysa Feitosa já conta com resultados positivos a partir da estruturação da loja on-line da La Vertu, marca piauiense que surgiu em 2011 com foco em itens de qualidade que também contassem com preços acessíveis. “A minha meta pessoal é transformar ela regionalmente em referência. Para se transformar em marca regional, eu tinha antes que chegar com ela na loja física, já deixar ela conhecida no Maranhão, em Pernambuco. A melhor forma de fazer isso foi através a loja on-line”, explica Laysa Feitosa.

A estratégia da empresária é que o conceito envolvendo a La Vertu chegue primeiro às novas praças a serem alcançadas pela empresa. “Eu consigo disseminar de forma exponencial a marca e quando a loja física chega lá eu tenho clientes na região. A estratégica do e-commerce é para disseminar a marca”, explica Laysa. Contudo, a implantação da loja on-line não foi um processo rápido. Houveram estudos em diversas áreas a fim de definir que caminhos seriam mais adequados para a loja.

“Para iniciar o e-commerce a gente teve de fazer um estudo, não só tributário, mas de plataforma também. No caso da La Vertu é uma plataforma desenvolvida para a La Vertu que teve de montar todo uma estrutura de estoque para o e-commerce”, relata a empresária que montou uma loja a parte para atender aos pedidos que chegam virtualmente. A empresária relata que se preocupou em individualizar o estoque para que não houvessem problemas de atendimento aos clientes. “Fizemos uma estrutura de atendimento com call center, despacho e Correios. É uma loja completamente diferente das outras que temos”, reforça.

Além da estrutura on-line a loja conta com CNPJ, atendimento, e faturamento próprios, separados das outras lojas que a La Vertu já possui. A individualização não evitou que Laysa tivesse de refletir muito para resolver dificuldades, principalmente no aspecto tributário. A parte técnica também foi um aspecto a requerer atenção da empresária. “A gente fez o contrato de uma plataforma com treinamento sobre faturamento e nota fiscal. Toda venda tem que ter nota fiscal e a guia de recolhimento de imposto se for para outro Estado”, explica Laysa.

Pós-venda garante fidelização
A entrega dos produtos também foi outra preocupação para a montagem da loja on-line da La Vertu. Laysa Feitosa explica que há um contrato com os Correios para garantir o recolhimento e o despacho das mercadorias da empresa para os clientes. “Para minha surpresa quando eu fui fazer esse contato os Correios disseram que apenas duas empresas faziam esse trabalho no Piauí, de contrato de e-commerce, tanto no recolhimento quanto na logística”, ressalta. O contrato possibilita até mesmo o retorno do produto, caso seja necessário.

Para Laysa Feitosa, o trabalho de pós-venda é determinante para fidelizar o cliente. “A questão de como chega a embalagem e como chega o produto ao cliente, com caixas específicas para isso, com papel seda faz com que o cliente receba o produto como um presente”, destaca. Na loja on-line outro trabalho em desenvolvimento é acompanhar o pedido até a chegada à casa do cliente. “No caso de não recebimento ou atraso não é o cliente que entra em contato com os Correios. É a La Vertu que faz o contato e dá um posicionamento ao cliente”, pontuou.