Os líderes do movimento lojista classificaram como uma surpresa positiva o resultado apresentado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na manhã desta quinta-feira (12/9). Após o comércio sofrer com uma sequência de desacelerações nos últimos meses, o cresceu 1,9% em julho, na comparação com o junho deste ano.

Na avaliação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, o resultado é muito positivo, mas existe uma hipótese de que o bom resultado tenha sido motivado pelo efeito base do , quando boa parte do comércio teve que fechar as portas por conta da forte onda de manifestações que correram o país e pelos vários feriados decretados em função da Copa das Confederações.

O resultado é ótimo, mas comércio pode acompanhar a , que cresceu e logo depois recuou. Temos que aguardar desempenho de agosto, que vai mostrar se existe uma tendência de recuperação para o segundo semestre ou se esse resultado é um pico passageiro , pondera Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

Fonte: CNDL