O consumidor teresinense está pagando suas dívidas. Segundo o último levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina em parceria com o SPC Brasil, cerca de 6% dos consumidores retiraram no mês de junho seu nome do banco de dados e já estão aptos a comprar no comércio.

A pesquisa apontou que somente no junho o número de pessoas que buscaram o SPC Brasil para retirar o nome do cadastro de inadimplentes chegou a mais de 55 mil pessoas. Para a gerente do SPC em Teresina, Eline Serra, os números mostram um maior comprometimento do consumidor inadimplente.

O aumento dos calotes nos últimos trimestres e o consequente esfriamento do crédito no período são apontados por economistas como fatores que contribuíram para a desaceleração da atividade econômica do país. Mas, na avaliação da CDL de Teresina, existe uma leve tendência de diminuição da inadimplência para o segundo semestre.

“Tradicionalmente, a inadimplência cresce nos primeiros meses do ano porque o consumidor, já endividado com as compras natalinas, tem o orçamento ainda mais comprometido por um acúmulo de despesas, como pagamento de impostos e matrículas escolares e no segundo semestre usa o décimo terceiro para quitar as dívidas”, disse Eline.

Para a gerente o crescimento no número de exclusões da lista de devedores deve se refletir diretamente nas vendas de fim de ano.