Empresários e autoridades estiveram reunidos na noite dessa quinta-feira (22), na sede da CDL Teresina, com os dirigentes da Equatorial Energia, a empresa que controla a Cepisa, Nonato Castro e Augusto Miranda. O objetivo do encontro foi a apresentação da situação da Cepisa e investimentos que deverá realizar no Piauí.

Entre os principais pontos abordados esteve a situação atual da Cepisa, que se encontra entre as piores empresas do setor elétrico do País, gastando atualmente mais do que arrecada, baixa produtividade, elevado custo operacional, dívida de 2,5 milhões e deve fechar 2018 com o prejuízo de 300 milhões.

Segundo Nonato Castro, presidente da Cepisa, a mudança deve demorar “Vamos precisar de um tempo, não existe milagre. Nós sabemos que temos que fazer um investimento, mas já fizemos um aporte de 720 milhões e já estamos definindo investimento para o próximo ano. O modo operante é para privilegiar o cliente, reduzir o tempo de para a recuperação de energia, quando houver falta, esse é o trabalho que vamos fazer” disse.

Para o presidente da Equatorial, Augusto Miranda, anunciou investimentos para o Piauí e prometeu mais abastecimento de energia para o Estado. “Está no planejamento dobrar os investimentos que ocorreram esse ano, que foram em torno de R$ 250 milhões”, enfatizou.

O setor empresarial cobrou dos gestores investimentos e segurança energética como fatores essenciais para o desenvolvimento da economia. O empresário, João Claudino Júnior gostou fa apresentação “Saímos daqui de uma forma muito encorajada, não apenas do que foi apresentado e do que virá, mas pela demonstração de ser uma firma que durante tantos anos que trabalha com isso, nós queremos acreditar e como piauiense torcer e dar nossa contribuição”, avaliou.

O presidente da CDL Evandro Cosme, destacou os investimentos da Equatoral no Piauí e que a mesma deve melhorar a distribuição de energia elétrica. “Foi uma grande oportunidade, vimos aqui uma estimativa inicial de R$ 720 milhões do aporte inicial, mais R$ 300 milhões de outro investimento e cerca de R$ 300 milhões para o Luz para Todos, esses são valores expressivos e que tranquilamente aquecerá o nosso mercado e melhorará nossa rede de transmissão elétrica”, concluiu.

A Equatorial Energia é uma holding com atuação no setor elétrico brasileiro, nos segmentos de i) distribuição, através da CEMAR, no Maranhão, e da CELPA, no Pará, ii) transmissão, com 8 projetos ainda em estágio pré-opercional e a Intesa, linha operacional que cruza os Estados do Tocantins e Goiás, iii) geração através da Termoelétrica Geramar, iv) comercialização através da Sol Energias, e v) serviços através da 55 Soluções.