Nos dias 27 e 28 de outubro, Brasília sedia a segunda edição do Fórum Nacional do Comércio. O encontro, promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), será realizado no Hotel Brasília Royal Tulip Alvorada e contará com palestras de representantes políticos, da imprensa e de entidades como Banco do Brasil e HSM Management.

O fórum também promoverá a troca de informações sobre as entidades que representam o varejo brasileiro e estão integradas na UNECS, União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços, entidade criada em 2014 e formada pela CNDL, Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Os painéis sobre a economia brasileira promovidos por formadores de opinião, empresários, dirigentes e autoridades públicas abordarão temas da política econômica, gestão empresarial e institucional fundamentais à evolução organizacional e aumento da produtividade. Os congressistas terão acesso a informações úteis para o desenvolvimento dos negócios no país e a ideias inovadoras para que as empresas possam melhorar seus desempenhos. As lideranças também serão capacitadas por meio de palestras para aperfeiçoamento dos gestores. Temas que desafiam o varejo brasileiro, como Crédito e Consumo, irão ser abordados por especialistas que apresentarão algumas possíveis soluções e orientações sobre o tema.

No dia 27, ocorre a abertura do evento, com a presença de Mauro Benevides Filho e Mara Luquet. Os debates são realizados no dia 28. O Painel I, sobre Crédito e Consumo, moderado por Cristiana Lôbo, será promovido pelo Procurador Leonardo Roscoe Bessa e o Diretor de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Ilton Schwaab. Os representantes das entidades que formam a UNECS debatem o Fortalecimento do Varejo no Painel II. A união das entidades representa 20% dos empregos formais do Brasil e, juntas, somam R$ 1 trilhão em faturamento.

Já Rivadávia Drummond, presidente da HSM Educação Executiva, ministra a palestra sobre “Inovação e Criatividade em cenários desafiadores” e, no mesmo dia, Mário Gazin, da Rede Gazin, Flávio Rocha e César Souza abordam o “Papel da Gestão de Pessoas na produtividade do Varejo” no Painel III. Encerrando o evento teremos a palestra com o tema”A Vida que vale a pena ser vivida”, que será ministrada por Clóvis de Barros Filho.

“Nesta segunda edição do Fórum Nacional do Comércio, vamos ressaltar a importância do varejo no Brasil e discutir propostas para o desenvolvimento em conjunto de empresas, indústrias, instituições e prestadores de serviços que têm interesse no desenvolvimento dessa classe. Ao promover esse Encontro de Negócios, temos a pretensão de disponibilizar ferramentas para a evolução do varejo e, assim, estimular a economia do país. Por se tratar do desenvolvimento do comércio e serviço, a participação de todos os membros da UNECS nesse encontro é de fundamental importância”, explica Honório Pinheiro, presidente da CNDL.

O evento conta com o patrocínio do Sebrae, Rede, Banco do Brasil, GS1, Serasa, Banco do Nordeste, Banco de Brasília e Sicoob Sipag. Além do apoio do HSM e do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC).