Costa do Sauípe, na Bahia, foi palco da 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista entre os dias 17 e 20 de setembro. Com 4 mil participantes, o evento recebeu empresários e lojistas dos quatro cantos do país. Confira abaixo um resumo de todos os dias de trabalho:

Abertura

No primeiro dia de trabalhos, a 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista teve sua solenidade de abertura que começou com um símbolo da Bahia, o afoxé Filhos de Gandhy, que distribuiu energia positiva a todos os participantes que encheram a Arena Sauípe. Em seguida, foi feita a tradicional entrada das bandeiras, primeiro com o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior e o presidente da FCDL Bahia e CDL Salvador, Antoine Tawil. Depois deles, entraram os representantes das Federações do Movimento Lojista e os representantes da CDL Jovem, Geovanne Teles, do SPC Brasil, Itamar José da Silva e Roberto Alfeu Penna Gomes. Também estiveram presentes o prefeito de Salvador, ACM Neto e o secretário James Correa, representante do governador Jaques Wagner.

Em seguida, o presidnete da FCDL Bahia e CDL Salvador, Antoine Tawil, deu as boas vindas aos participantes e falou sobre realização o evento na Bahia e da importância de incentivar as lideranças regionais. Logo depois, o prefeito de Salvador, ACM Neto, deu as boas vindas aos participantes e citou a importância do comércio, que gera  emprego e renda ao país.

O presidente da CNDL, Rque Pellizzaro Junior, falou aos convencionais quando citou o cenário atual, o perfil do novo consumidor e ainda os fatores que consolidam a economia nacional. Finalizou seu discurso lembrando a todos de aproveitar este grande momento que reúne empresários e lojistas de todo o país. Para finalizar, o secretário James Correa, que esteve no evento representando o governador Jaques Wagner, falou da importância de debater o cenário econômico atual.

Por fim, desfez-se a mesa de honra da solenidade de abertura e foi a vez de entregar o Prêmio Mérito Lojista Brasil 201. Nomes da imprensa nacional foram agraciados  no Prêmio Mérito Lojista Brasil 2013. Confira abaixo os nomes que receberam a estatueta Deusa da Fortuna:

Meios de Comunicação 

A Gazeta (Acre)

Gazeta de Alagoas (Alagoas)

Jornal do Dia (Amapá)

Amazonas Sat (Amazonas)

Rede Bahia (Bahia)

Grupo de Comunicação O Povo (Ceará)

Jornal de Brasília (Distrito Federal)

Rede Tribuna de Comunicação (Espírito Santo)

O Popular (Goiás)

O Estado do Maranhão (Maranhão)

A Gazeta (Mato Grosso)

TV Morena (Mato Grosso do Sul)

O Tempo (Minas Gerais)

O Liberal (Pará)

Sistema Correio de Correio de Comunicação (Paraíba)

Gazeta do Povo (Paraná)

Jornal O Dia (Piauí)

Tribuna do Norte (Rio Grande do Norte)

Jornal do Comércio (Rio Grande do Sul)

Candelária (Rondônia)

Folha de Boa Vista (Roraima)

Grupo RBS (Santa Catarina)

Diário Comércio Indústria e Serviços (São Paulo)

Rádio e Televisão de Sergipe (Sergipe)

Jornal do Tocantins (Tocantins)

Empresas agraciadas

Cama/mesa/banho

Altenburg

Fornecedor de Informática e Software

ATS Informática

Material de Supermercado

Três Corações Alimentos

Papelaria

Tilibra

Serviços

Braspress

Homenageados

Responsabilidade Social – Obras Sociais de Irmã Dulce

Mérito Lojista do Ano – Álvaro Santánna – Le Biscuit

Primeiro dia de palestras

O primeiro dia de trabalhos técnicos da 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista foi dedicada aos temas economia, inovação e gestão de empresas familiares.O primeiro tema foi abordado por Mailson da Nóbrega, que analisou o cenário econômico atual e apresentou perspectivas para o futuro do país a partir dos possíveis resultados das eleições .Mário Ponci foi o segundo palestrante do dia, e apresentou o case de sucesso da Chilli Beans como prova de que inovação e paixão pelo negócio são fundamentais para o crescimento de qualquer marca.Já o tema Gestão em Sucessão Familiar foi apresentado por Renato Bernhoeft, que, com bom humor e simpatia, expôs os desafios deste tipo de negócio.

Mailson da Nóbrega começou sua palestra sobre o Cenário Econômico, explicando muito do que disse refere-se ao cenário eleitoral brasileiro, já que as eleições têm uma relação direta com o futuro da economia. Para ele, atualmente, o mercado de trabalho está desaquecendo, o crédito cresce em ritmo lento e a inflação está teimosamente acima da meta.

Mário Ponci, a frente do departamento de Expansão e Marketing da Chilli Beans, contou que aceitou trabalhar na expansão da rede de franquias por apenas 500 reais. O negócio começou com dois quioques em Fevereiro de 2001 e hoje já conta com mais de 170 unidades, entre lojas e quiosques.

Renato Benhoeft foi o terceiro palestrante do primeiro dia de atividades da Convenção. Após classificar os tipos de empresas familiares, Benhoeft falou de alternativas para a continuidade da empresa e da importância dos donos deixarem a empresa ser continuada. “A empresa é uma criatura que você criou e que será maior que você. Então, é preciso entender o momento em que você precisa soltar a criatura”, defendeu.

Segundo dia de palestras

O segundo dia de trabalhos técnicos da 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista teve como tema principal a inovação e tecnologia no comércio e varejo. Após a abertura de Marcelo Castro, que questionou os participantes sobre o futuro de seus negócios na web, foi a vez da consultora Regiane Romano apresentar idéias e defender que não é preciso ser uma grande empresa para inovar, já que existem ferramentas acessíveis e interativas.

Em seguida, o Prof. Dr. Renato Ópice Blum falou sobre os aspectos legais da internet, como o Marco Civil brasileiro. Blum orientou os participantes sobre os cuidados com os direitos autorais e comentou da atual discussão sobre o “direito do esquecimento” na internet.

Hugo Rodrigues subiu ao palco da Arena Sauípe logo depois e explicou como transformar consumidores em propagadores. Rodrigues defendeu que é preciso entender verdadeiramente o consumidor, principalmente os da nova classe média, que tanto impacta a economia brasileira. Para ele, um bom atendimento é fundamental, já que um cliente satisfeito faz propaganda gratuita de uma marca no boca a boca, nas suas redes sociais.

Nesta sexta-feira (19), os participantes contaram ainda com um painel que reuniu Romano, Blum, Rodrigues e representantes do Google, VIP-System, Oracle,  Diebold e CDL Shopping.

Terceiro dia de palestras

O palestrante Luiz Carlos Batista, da Máquina de Vendas, foi o primeiro a subir no palco da Convenção Nacional neste sábado, 20. Um dos momentos mais interessantes da fala de Luiz Carlos Batista foi quando ele contou como começou a expandir as suas lojas. Ele explicou que havia um projeto do SBT para comerciais de lojas da Baixa do Sapateiros. Só que eram apenas duas inserções por domingo. Como ele queria comprar todas as inserções por dois anos, ele fez um acordo para ter inserções de graça na TV por dois domingos e, caso desse retorno, ele assinaria o contrato.

O retorno foi tanto que aumentou o faturamento da loja 5 vezes. “A loja já estava inaugurada, mas inaugurei de novo, botei faixa, os anúncios eram feitos por um Lombardi local. Os vizinhos não entenderam nada. O anúncio falava da inauguração da maior loja de varejo do Brasil (risos). Eu achei importante dar essa ideia de grandeza. E deu certo”.

Depois do sucesso, Luiz conta que comprou novos pontos de venda, e foi trabalhando com o marketing agressivo.  “Fomos crescendo organicamente”, disse.

Batista contou que a holding tem 1.100 lojas em todo o Brasil e que tal capilaridade foi necessária para concorrer com grupos internacionais. Foi criado, então, um modelo de negócio combina escala nacional e execução local. “Nós mantemos as bandeiras regionais, não queremos abrir mão do que elas construíram localmente”.

Em seguida foi a vez de Mauício Tedeschi, do Sebra Nacional, subir ao palco da Convenção com o tema revitalização de espaços comerciais. Tedeschi começou a sua fala com uma visão sobre os territórios brasileiros e suas relações com o comércio, tanto de rua quanto de shopping. “Temos que conhecer os desafios e principais problemas daquele espaço comercial, além do seu potencial e sua vocação. Pensar em Revitalização de Espaços Comerciais necessita de reflexão sobre o território e o cenário varejista”, disse.

O último palestrante do dia foi o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. Ao falar sobre Perspectivas para o Brasil, Jabor explicou o atraso brasileiro pelo patrimonialismo, herdado pelos portugueses. “Patrimonialismo é quando não existe distinção entre o que é público e o que é privado. No patrimonialismo, o Estado pensa que a sociedade existe em função dele. É  preciso curar esse vício no Brasil. É o que explica a corrupção: o dinheiro nao é de ninguém, então rouba-se”, defendeu.

Festa de Encerramento

A festa de encerramento da 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista ficou por conta da cantora baiana Ivete Sangalo. Vestida de branco, assim como os participantes da festa, Ivete cantou músicas do novo DVD e seus maiores sucessos, como Tempo de Alegria, Poeira e Dançando.