Inspirar, liderar e conduzir pessoas não é uma tarefa simples. Um líder não surge por acaso: é preciso estudar constantemente para desenvolver as habilidades adequadas, estar permanentemente em transformação, acompanhar de perto as mudanças sociais e as inovações tecnológicas. A dedicação é intensa.

Nós, do Sistema CNDL, acreditamos que um líder deve ser inovador, confiante, colaborativo, otimista. Deve engajar, saber ouvir e observar, interpretar cenários, prever oportunidades e ameaças. Com esse perfil em mente, realizamos o primeiro Construção de Líderes, evento com foco em capacitação e desenvolvimento das lideranças de todo o Brasil.

Foram três dias de imersão na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, onde pudemos conversar com especialistas em empreendedorismo, inovação, comunicação, gestão, associativismo e Relações Institucionais e Governamentais. Conhecemos os novos conceitos, as tendências, as experiências ao redor do mundo e as reflexões fundamentais para um líder em tempos modernos.

Em todas as palestras, um detalhe comum: a atenção às pessoas, base de qualquer empresa ou entidade. “Tecnologia você compra, gente não. Gente se constrói”, disse José Renato Hopf, ao fim do evento. É verdade. Um líder tem que estar atento às pessoas ao seu redor e apoiar o desenvolvimento delas. Para isso, é essencial que ele próprio esteja preparado.

Acreditamos que o evento cumpriu os objetivos de encantar, ensinar, esclarecer, energizar, e entreter a todos nós, e teremos a responsabilidade de continuar nos construindo como líderes para seguir apoiando a retomada do crescimento econômico do Brasil.

Foi um momento muito especial onde pudemos desfrutar de uma programação diversa e atual, em meio a uma paisagem de natureza deslumbrante. Fortalecemos não só as lideranças mas os laços entre os integrantes do Sistema CNDL. Um encarte especial nesta edição apresenta os principais destaques do primeiro Construção de Líderes.

E como nosso setor não para – nem pode parar –, a Varejo s.a. aborda o Dia das Crianças, momento especial para o comércio em outubro. Para aproveitar ao máximo a data, é fundamental que os lojistas estejam antenados às tendências e se planejem para conquistar o coração das crianças e os bolsos dos adultos. Que tal relembrar a criança interior, as memórias felizes da infância e colocar tudo isso em uma estratégia certeira? Boas vendas nesse período podem ajudar nas contas e nos preparativos para o fim do ano.

Aproveitando o mês em que o comércio pode ousar para conquistar consumidores de todas as idades, falamos da importância de integrar as vitrines à identidade da marca em diferentes ambientes – físicos e virtuais – e as sugestões para acertar na hora de expor os produtos. Planejamento é a palavra-chave para usar esses espaços com inteligência e conquistar o cliente fazendo-o vivenciar uma experiência completa. Confira as dicas ao longo desta edição.

Desejamos um mês próspero e abençoado a todos! Boa leitura!

Um abraço,

José César da Costa

Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)