O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) inaugurou na última quinta-feira (11) mais uma unidade dentro do projeto de expansão dos seus serviços a comunidade piauiense. O novo Centro de Educação Profissional recebeu o nome do empresário Severino Ramos Brasil, em uma homenagem a um dos mais prósperos lojistas da Capital.

A noite teve início com a entrega da placa de honra ao mérito ao empresário e empreendedor Jorge Tomaz Tajra (in memorian) entregue ao filho do homenageado, Dr. Ricardo Lobo. Para o presidente do Sistema Fecomércio, Valdeci Cavalcante, a escolha dos nomes dos homenageados engrandece o Senac. ““Sem dúvida, são dois grandes homens. Jorge Tomaz Tajra, assim como o Severino Brasil fazem parte da história do nosso estado e merecem ser lembrados porque são homens como eles que fazem com que o Piauí cresça cada vez mais”.

A homenagem emocionou o empresário Severino Brasil que agradeceu a homenagem recebida pelo Senac e afirmou que as ações da instituição precisam ser enaltecidas, tendo em vista os relevantes serviços prestados na qualificação dos profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho. “O Senac tem um papel importantíssimo nesse processo de desenvolvimento do estado e eu tenho certeza que daqui sairão cada vez mais profissionais qualificados para atender as necessidades do mercado. Eu não esperava receber essa homenagem, mas confesso que de certa forma ela me deixa muito lisonjeado e feliz”.

O nome do novo espaço também emocionou o empresário e amigo João Claudino Fernandes que não economizou palavras para destacar as qualidades do “Brasil”, levando o público presente as lágrimas e aplausos calorosos ao homenageado. “Cada detalhe desse prédio está muito bonito e de muito bom gosto, mas eu não posso deixar de dizer que o que deixou ele mais bonito foi o nome escolhido para ele. Conheço o Severino Brasil há muitos anos, mas do que funcionário do grupo, sempre o tive como grande amigo. Sei do homem íntegro, honesto e honrado, do pai de família dedicado, do empresário de sucesso que ele é. Parabéns ao Senac por engrandecer esta bela obra com o nome dele!”

Com uma simplicidade e empreendedorismo único, Severino Brasil, também recebeu a homenagem do senador João Vicente Claudino “o Severino Brasil foi meu grande mestre. Ele tinha uma simplicidade e modo de liderar a equipe que são únicos. Trabalhar com ele foi uma honra, algo que me deixou boas lembranças. Agora, eu lembro que sucedê-lo dois anos depois é que foi um tanto difícil, mas devido a grande experiência que ele tinha, estava, realmente, na hora de fazer carreira solo, o que deu muito certo por sinal”.

O Centro de Educação Profissional Severino Ramos Brasil é um espaço voltado para a preparação e requalificação de profissionais para o mercado de trabalho em diversas áreas. Com 25 espaços pedagógicos, a unidade possui foco voltado para a área da Tecnologia da Informação. A nova estrutura conta com laboratórios de Informática para cursos na área da Programação, inclusive jogos eletrônicos, Computação Gráfica, Cad, Redes de Computadores, Montagem e Manutenção de Computadores, Tablets, Smatphones e Impressoras e um laboratório de Eletrônica.

Severino Brasil

O empresário Severino Ramos Brasil que nasceu em Uiraúna (PB), em 17 de agosto de 1937. Ele é casado com Maria Madalena Nunes Brasil, com quem tem três filhos: Carlos André, Lydia Maria e José Augusto e dois netos: Maria Madalena e Carlos André Filho. As atividades laborais começaram na adolescência, onde ajudava o pai na roça, e posteriormente, trabalhou em mercearias, porém o primeiro emprego formal veio aos 22 anos, quando foi admitido como vendedor na loja do Armazém Paraíba em Bacabal (MA), em 1960.

Em 1969, ele veio transferido para Teresina para gerenciar o Setor de Tecidos da primeira loja de tecidos do Armazém Paraíba na capital do Piauí. Em 1989, deixou o Grupo Claudino para abrir a primeira loja da empresa S.R.Brasil & Cia. Ltda em Teresina, com nome fantasia “Varejão”.  Atualmente, Severino Ramos Brasil dirige a empresa junto com o filho, o economista Carlos André Brasil. Em 25 anos, a empresa conta com 11 lojas e cerca de 300 funcionários. Seu legado e sua história incentivam os novos empreendedores e colaboram para o fortalecimento da economia do Piauí.