SPC Reconhecimento Facial é a mais nova solução do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Por meio de uma câmera instalada no estabelecimento comercial, a tecnologia é responsável por capturar o rosto do cliente e codificar características como o formato dos olhos e o contorno do rosto em uma sequência numérica digital. O SPC Reconhecimento Facial chega para evitar fraudes, proteger os consumidores de pessoas má intencionadas e acelerar os processos de validação de identidade.

A nova ferramenta já disponibilizada pela CDL de Teresina. Segundo o SPC, as lojas poderão acessar informações do cliente ao realizar varredura do rosto dele para uma análise mais completa de crédito. Por meio da face de uma pessoa, o comerciante poderá ter acesso a dados cadastrais, informação de inadimplência, histórico de consultas realizadas e score.

A ideia é que uma câmera instalada no estabelecimento comercial capture o rosto do cliente e o registro seja enviado ao sistema de reconhecimento facial da SPC Brasil, que fará a leitura detalhada e codificará essas informações em uma sequência numérica digital. Esse dado é anexado ao cadastro do indivíduo e arquivado para posteriores consultas.

Depois, caso um lojista queira verificar a identidade de um cliente, bastaria consultar o cadastro biométrico para que o sistema cruze os dados em busca dos padrões registrados para confirmar sua autenticidade. A expectativa é de que já no primeiro ano de operação três milhões de faces sejam cadastradas na base do SPC Brasil.