Um dos maiores desafios nacionais é discutir uma política de enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Em Brasília, o assunto está sendo discutido durante a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece de hoje (24) a 26 de outubro e reúne mais de 1,4 mil representantes da sociedade civil, do governo e do empresariado.

O Piauí é representado por nove empresários e pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Água Branca, Francisco Assuélio, que irá elencar os problemas específicos do estado a fim de propor uma política pública eficiente.

“Esse é um tema atual que aflige a todos e como empresários precisamos participar e dá nossa contribuição. Temos que educar nossos consumidores e lojistas sobre a importância de conservação do meio ambiente sem prejudicar os negócios”, disse Assuélio.

Na programação da 4º Conferência está previsto um ciclo de debates com temas diversos. Entre eles, Erradicação de lixões, os desafios da coleta seletiva e suas articulações com a reciclagem, os catadores na gestão de resíduos sólidos de excluídos da sociedade a empreendedores da reciclagem, entre outros.