De olho no calendário, entramos no mês de setembro em meio ao período eleitoral e às campanhas nas ruas, nas redes sociais e nos meios de comunicação. A agenda política continua a dominar as nossas conversas e evidencia as incertezas de um cenário conturbado, fruto também de uma confusa política partidária.

No coração brasileiro, reside uma descrença com as lideranças públicas atuais, mas também existem esperança e um profundo desejo de mudanças concretas. Há um anseio urgente pela identificação de novos caminhos que apontem para decisões seguras, acertadas e consistentes.

No fim de agosto, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgou uma pesquisa sobre a expectativa dos empresários com as eleições gerais de outubro. Nela, verificou-se que 54% dos entrevistados esperam um cenário econômico melhor para o próximo ano e 71% anseiam que a nova gestão promova mudanças em relação às diretrizes atuais. Entre as prioridades mencionadas para o presidente da República que assumirá em 1º de janeiro, 52% destacam a redução de impostos e 34%, a queda dos juros. Em terceiro lugar, aparece o combate à corrupção (28%), seguido da diminuição da burocracia (16%).

Temos urgência por uma ampla reforma política, que corte privilégios, coíba abusos, puna severamente os crimes de corrupção e crie procedimentos que garantam o funcionamento da máquina com ética e responsabilidade. Mudanças e simplificação no sistema tributário, redução da burocracia e políticas públicas que impulsionem o crescimento das empresas e o empreendedorismo destacam-se como demandas centrais e unânimes.

Como uma das principais organizações representativas do varejo nacional, temos consciência da nossa responsabilidade no debate de temas que contribuem para um amadurecimento no ambiente de negócios. O Sistema CNDL vem organizando ativamente diálogos com pré-candidatos em todas as esferas. A matéria principal desta edição da revista Varejo s.a. destaca as principais propostas discutidas durante o encontro com candidatos à Presidência da República, promovido em parceira com a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), em Brasília. Foi uma oportunidade para ouvir dos presidenciáveis suas principais propostas para o nosso setor e esperamos que o próximo presidente esteja comprometido com as pautas relevantes para o varejo.

Estarmos próximos dos futuros governantes, nas esferas nacional, estadual e municipal, é uma ação importantíssima para o setor. Precisamos participar deste momento e mostrar a força do nosso voto para desburocratizar a máquina pública e fazer com que a economia nacional volte a crescer de forma sustentável, com transparência e retidão.

As redes sociais terão papel fundamental nestas eleições e muitos pretendem usar a internet para se informar sobre as propostas dos candidatos. As conhecidas fake news preocupam e é preciso estar alerta, ter senso crítico e sempre verificar as fontes das informações. Nesta edição, uma matéria destrincha esses caminhos de identificação da notícia verdadeira e como proceder diante das falsas.

Este mês é ainda mais especial para nós do Sistema CDNL. De 20 a 23 de setembro, vamos promover um grande evento, batizado de “Construção de Líderes”, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Será um encontro nacional de aprimoramento e capacitação de lideranças do setor. Com uma programação de altíssima qualidade e belas paisagens, convidamos você a conhecer mais detalhes e juntar-se a nós nesse importante momento.

Que tenhamos um setembro com prosperidade e conquistas. Conte conosco!

Um abraço,
José César da Costa
Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)