Segundo pesquisa realizada pelo Portal Meu Bolso Feliz, uma iniciativa de Educação Financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para avaliar o comportamento de compra do brasileiro, 21% dos consumidores não fazem pesquisa de preço na hora de comprar e 71% concordam que não têm tempo para buscar ofertas.

“A vida que levamos nos deixa mais ansiosos. A correria do dia a dia faz com que as pessoas queiram possuir as coisas imediatamente, deixando de lado a pesquisa apurada”, avalia José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz – uma iniciativa de Educação Financeira do SPC Brasil. O problema, segundo o educador,  é que esse hábito impulsivo faz com que consumidores gastem mais, comprem produtos mais caros, pouco úteis ou apenas comprem porque encontraram um produto mais barato do que o habitual. “O consumidor deve entender que é dono do próprio tempo que e precisa revisar hábitos, saber quando a pesquisa vale a pena e, assim, economizar e fazer boas compras”, conclui.

Com base nisso, O Portal Meu Bolso Feliz produziu o manual da pesquisa de preço e explica para você, consumidor, quando  buscar melhores preços e como fazer isso da melhor forma. José Vignoli complementa as dicas e apresenta as táticas e as vantagens de pesquisar antes de comprar.

ENTENDA QUANTO VALE O SEU TEMPO

A tática essencial para saber se a pesquisa vale seu tempo é descobrir quanto vale a sua hora. Para isso, divida quanto você ganha pelo número de horas que você trabalha.

Exemplo1: Salário – R$2.000 /160 (horas trabalhadas) = R$12,50 (valor do seu tempo por hora).

Exemplo 2: R$1.000/160= R$6,25 (valor do seu tempo por hora).

A partir do valor encontrado, você descobre como pesquisar e quantas horas do dia você deve dedicar fazendo essa busca. Afinal, se você nunca tem tempo para nada, pegar o carro para visitar três diferentes lojas precisa te render uma economia mais significativa ou você corre o risco da pesquisa custar mais do que o desconto. Por outro lado, se você tem uma vida mais tranqüila e consegue reservar bastante tempo para esse hábito, um desconto menor é valioso  e a pesquisa passa a valer seu esforço.

DESCUBRA COMO PESQUISAR CADA ITEM

Eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e outros itens de maior valor: a internet é uma ótima ferramenta de busca e a pesquisa é fundamental. Como a compra, nesse caso, se limita a um bem de maior valor, o consumidor deve usar a pesquisa para consultar preços, modelos, marcas e especificações.

Remédios: Nunca deixe de pesquisar esse item, indo em, pelo menos, três estabelecimentos. Segundo pesquisa da Fundação Procon-SP, realizada em farmácias e drogarias da capital paulista, os genéricos são 56,63% mais baratos do que os de referência. E mais: entre os medicamentos genéricos, a diferença de preços é de até 1.132%. Ou seja, um medicamento que custa R$1 em uma farmácia pode chegar a R$12 em outra.

Supermercado: se você faz compras mensais, sempre reserve algumas horas para checar valores. Para facilitar a busca, foque nos itens mais caros como carnes e verduras, pois a probabilidade de gastar mais com esses produtos é grande. Outra dica valiosa é pesquisar quais as frutas de cada estação, muito mais baratas e saborosas. A pesquisa pode ser feita apenas uma vez e te fará economizar sempre.

Roupas: tente se preocupar menos com a marca e mais com a qualidade. Ser fiel a uma loja que fabrica um produto de alta durabilidade é sempre a opção mais econômica. Outra boa dica é ter em mente o que se precisa antes de sair de casa para comprar, assim você poderá visitar as lojas pesquisando o preço do modelo que precisa.

DICAS PRÁTICAS PARA OTIMIZAR SUA PESQUISA

1) Utilize os sites especializados em comparar os preços de um determinado produto e apontar em que estabelecimento ele está mais em conta.

2) Procure sites que reproduzem folhetos impressos de hipermercados, farmácias, lojas de material de construção, lojas de roupas e outros tipos de comércio. Assim, você economiza seu tempo e o transporte, pois não precisa visitar as lojas.

3) Para quem prefere pesquisar à moda antiga, vá a pelo menos três lojas diferentes para descobrir o valor do que procura. Mas lembre-se da regra de bolso: essa procura vai te custar quanto?

4) Leve em consideração o que procura de verdade e não se deixe levar por impulsos.

5) Cuidado com os anúncios promocionais. Não deixe de pesquisar mesmo que se trate de um artigo em promoção.

6) Negocie! Não é raro um cliente conseguir diminuir o valor de um produto ao apresentar na loja um orçamento mais em conta da concorrência.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL / SPC Brasil