Estar presente nas redes sociais já é estratégia comum de muitas empresas. O Instagram (rede social de fotografias), por exemplo, tem se tornado vitrine de produtos para muitos e-commerces.

Segundo Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a rede social fotográfica atrai mais jovens que o Facebook e o Twitter.

“É uma rede que tem um apelo visual. Não dá para você descrever o produto com muitos detalhes, então você tem que apostar em uma foto. Por isso, tem sido tendência para as categorias de moda, acessórios, decoração etc.”

Fazer compras pela rede social, no entanto, ainda não é comum. A start-up Arco criou o primeiro serviço de compras brasileiro para a rede, que conecta a conta PayPal dos usuários com o perfil do Instagram, possibilitando a operação de compra e venda com apenas um comentário.

“No Facebook, a ideia de criar um carrinho de compras dentro da rede social não deu muito resultado. Mas as mídias geram muito tráfego. Quem vê algo que gosta acaba entrando no site da loja”, diz Salvador.

Segundo Lucas Diniz, analista de “social media” da agência de marketing digital Cadastra, a rede ainda tem obstáculos. “Os links não são clicáveis, nem no aplicativo e nem no navegador. Isso também acaba impedindo uma mensuração dos resultados”, afirma.

Veja algumas dicas para usar o Instagram a favor do seu negócio:

TENHA UMA IDENTIDADE SOCIAL

Segundo Diniz, a empresa deve trabalhar uma identidade em todas as redes sociais e seja reconhecida pelos usuários.

MANDE BEM NO CONTEÚDO

Não adianta ter uma conta que só tenha fotos de produtos. O ideal é mesclar fotos e vídeos de entretenimento com conteúdo comercial.

APRESENTE SUA EMPRESA

“Mostre cenas do cotidiano da sua empresa: pessoas embalando produtos, a linha de produção, o ambiente interno da companhia”, diz Diniz.

INVISTA NO VISUAL

O Instagram é uma rede fotográfica e postar boas imagens é essencial. Aposte em boas produções para as suas fotos.

FIQUE ATENTO ÀS “HASHTAGS”

Assim como o os “trend topics” do Twitter, o Instagram conta com “hashtags” para direcionar fotos e usuários. Segundo Diniz, elas são importantes para aumentar o tráfego de visitantes no seu perfil.

Fonte: Folha.com