Tendências do setor alimentam otimismo de lojistas do Brasil e do mundo presentes no Retail´s Big Show 2014.

É consenso e há confiança entre 69% dos principais varejistas globais que nos próximos três anos haverá expansão nas vendas do setor. A boa notícia foi lançada ontem na apresentação aos lojistas da delegação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), no Hotel Intercontinental New York Times Square, pelo professor Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo.

Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM, fez suas projeções para o mercado e deu dicas aos varejistas

Ele foi o convidado das referidas entidades, em Nova York, a traçar os cenários para o segmento no Brasil e as perspectivas da National Retails Federation (NRF), a Federação Nacional de Varejistas dos Estados Unidos.

Pastore, que é referência em consultoria no setor, faz uma lista de quatro tendências que devem reger o mercado em um futuro próximo: tecnologia, internacionalização, crescimento do consumo e sustentabilidade.

Tecnologia como aliada

Conforme disse aos empresários brasileiros, a tecnologia avançou muito no Brasil, sobretudo como ferramenta de controle de estoques, acompanhamento de preços e na carteira de clientes; e deve continuar a ser encarada como uma amiga e aliada.

“Estamos vendo várias inovações para melhorar a relação do ponto de venda com o cliente, a transformação da loja em espaço de relacionamento, e todos os tomadores de decisão devem considerar a tecnologia”, orienta o professor da ESPM.

Segundo exemplificou, no stand da IBM da Retail´s Big Show 2014 existe um software que detecta o humor do cliente, auxiliando na condução da compra. Quanto à internacionalização, Ricardo Pastore afirma que ela está ocorrendo no Brasil não pela via de levar o negócio a outros países, mas no aspecto da convivência com os que estão vindo, já que o País vem recebendo vários investimentos do exterior. “Existe, portanto, uma grande demanda por resultados”. Ainda segundo o consultor, o crescimento do consumo nesta edição da NRF ficou muito claro. “As empresas ligadas a este segmento vão ascender, mesmo que não queiram, pois há mais gente comprando e a regra é se expandir”, projeta Pastore. Acrescenta, ainda, que a sustentabilidade é praticamente um mandamento para quem deseja avançar no mundo globalizado.

Após enumerar sua lista de macrotendências, o professor assinalou um quinto ponto que, segundo ele, deve ser foco dos lojistas atualmente: a valorização do varejo tradicional. “A loja deve ser vista como um ambiente de hospitalidade, com valorização do espaço físico”, ressalta.

Razões do sucesso

Ricardo Pastore mostrou ainda aos empresários, incluindo os cearenses, as razões de sucesso para uma loja. Como exemplo, o consultor citou a Apple Store, considerado por ele um case por sua “destruição” constante, não do ponto de vista negativo, mas pelo fato de estar sempre buscando inovar. Além disso, comercializa soluções e não meramente produtos. Por fim, trata-se de uma companhia que valoriza os clientes e cria diferenciais para evitar ser copiada”, ensina.