Existem inúmeras formas de medir a excelência de uma empresa. Pode ser pelo nível de satisfação dos clientes, pela motivação dos colaboradores, pelo bom relacionamento com fornecedores. Hoje quero abordar uma dessas formas: os prêmios que são dados a uma empresa e divulgados por grandes veículos de comunicação.

Todo e qualquer prêmio que uma empresa receba sempre será motivo de orgulho para seus fundadores e sua equipe. Sem dúvida nenhuma, ser reconhecido pelo mercado pode promover, acima de tudo, uma diferenciação entre sua empresa e seus concorrentes diretos.

Cada segmento tem diferentes formas e metodologias para reconhecer a excelência de uma empresa e premiá-la. Há casos em que fornecedores, clientes ou mesmo os colaboradores são os responsáveis por dizer que aquela empresa se destaca das demais.

Um dos prêmios de maior relevância no mercado de franquias é o da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Nesse caso, as empresas são chanceladas com o “Selo de Excelência em Franchising”.

Há duas semanas, tive o prazer e a honra de participar de um evento que reuniu cerca de 700 pessoas e conferiu reconhecimento aos profissionais e redes que mais se destacaram ou contribuíram para o desenvolvimento do sistema de franchising brasileiro.

No segmento de franquias, esse prêmio é composto por cinco categorias: franqueador do ano, franqueado, jornalismo, trabalho acadêmico e personalidade do Franchising. O que o prêmio tem de especial é o fato de ser um tipo de reconhecimento genuíno, já que são os próprios franqueados da rede que votam e possibilitam que a franqueadora seja chancelada.

Ou seja, para receber esse prêmio, a rede precisará ter franqueados satisfeitos com o negócio que abriram e operam. Esse é um importante estímulo que faz naturalmente o franqueador aprimorar constantemente seu sistema, para manter e atrair novos investidores.

Outro ponto importante é que o franqueador recebe os dados da pesquisa realizada com os seus franqueados, mostrando o nível de satisfação deles em cada área. Desta forma, essa informação passa a ser um instrumento rico de trabalho, que servirá como uma bússola para orientar em quais áreas a empresa deverá colocar seus esforços na busca da excelência.

Fazer pesquisas internas e utilizar essa informação para aprimorar o funcionamento da empresa é uma importante lição para os empreendedores que querem crescer e tornar seu negócio um espaço em que os colaboradores, parceiros, fornecedores, franqueados queiram, cada vez mais, fazer parte.

Prêmios e reconhecimentos não servem só como troféus que vão decorar estantes e mesas de escritórios. Colocados como uma meta a ser atingida, eles se tornam uma grande oportunidade para melhorar seus negócios e suas operações em vários aspectos.

Transformar esse trabalho em excelência é de fato premiar todos os dias quem mais merece o nosso reconhecimento: o nosso cliente.

Fonte: Uol