As companhias de materiais de construção estão otimistas quanto ao desempenho dos negócios em setembro, após um “bom” mês em agosto, segundo termômetro mensal da associação brasileira do setor (Abramat). Conforme a entidade, neste mês, 56% das empresas consideraram “bom” o desempenho das vendas. Em julho, esse índice havia sido de 44%.

Em relação a setembro, 62% das empresas indicaram que acreditam na manutenção dos parâmetros atuais.

A sondagem aponta ainda que a maior parte das companhias, ou 71%, está indiferente quanto às ações do governo para o desenvolvimento do segmento no médio prazo.

Em julho, 60% das empresas se declararam indiferentes. “Com esse aumento do número de indiferentes, os percentuais de otimismo e pessimismo caíram respectivamente para 16% e 13%”, informa a entidade.

Em nota, o presidente da Abramat, Walter Cover, afirma que os resultados da sondagem “refletem principalmente a percepção dos empresários quanto ao ritmo na execução das obras das novas concessões em infraestrutura e ao estado geral da economia”.

De acordo com a associação, 74% das empresas de materiais de construção disseram em agosto que pretendem investir nos próximos 12 meses. Em julho, essa mesma resposta havia sido dada por 70% das indústrias.

O nível atual de utilização da capacidade instalada no setor é de 83%, resultado que ficou 1 ponto percentual acima do índice verificado no mês passado.

Fonte: Folha.com