A Fundação Quixote lançou na noite da quinta-feira (21), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina, a 13ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI).  Este ano o evento irá homenagear o historiador Monsenhor Chaves e terá atrações como a jornalista e escritora Talita Rebouças, que escreve livros direcionados aos adolescentes, e a presença do cantor e blogueiro Tico Santa Cruz.

A programação acontece de 05 a 14 de junho, com lançamento de livros, oficinas e palestras de escritores e intelectuais convidados. Segundo Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote não foi fácil, mas mesmo com dificuldades financeira a organização decidiu manter o evento.

“Não é fácil fazer cultura, mas com muita luta conseguimos o nosso objetivo e o evento acontecerá da melhor forma possível. É grande a importância do evento para o estado, pois mostra nossas potencialidades, as riquezas culturais e o principal, os grandes autores o Piauí possui”, disse.

Nessa edição o tema “A leitura nutre a inteligência”, propõe uma reflexão sobre o que está sendo consumido como arte literária.  Ainda de acordo com Kássio Gomes, a 13ª edição do Salipi contará com 80 stands de livros e a expectativa é que 160 mil pessoas passe pelo local. “A expectativa é superar o ano passado, pois a cada ano nós adquirimos mais conhecimento e o público demonstra mais carinho pelo evento. Nós estamos prontos para receber o público”, afirmou.

O anfitrião do evento, o presidente da CDL de Teresina, Evandro Cosme, destacou a alegria de receber esse evento na entidade lojista e ressaltou que o homenageado escolhido pela Fundação representa muito bem nossa cultura. “O historiador Monsenhor Chaves é sem dúvidas um grande nome do nosso Estado”, ainda em seu discurso, o presidente desejou sucesso nesta nova edição.

O reitor da UFPI, José Dantas, também destacou a importância do evento. “O Salipi não poderia ser em melhor local que a Universidade Federal, já que o maior público desse evento está lá, são 47 mil acadêmicos” enfatizou.

O encerramento do evento ficou por conta do humorista, João Cláudio Moreno.