O número de pessoas que ‘limparam o nome’, regularizando dívidas em atraso registrou baixa de -3,21% em outubro de 2013 sobre o mesmo mês do ano passado, segundo dados do indicador mensal de recuperação de crédito calculado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

Em relação a setembro, o cancelamento de registros de inadimplência apresentou, contudo, um crescimento de +2,30%, influenciado pelo recebimento antecipado da primeira parcela do décimo terceiro para aposentados e pela proximidade com o Dia das Crianças. Já no acumulado do ano, o número de consumidores que saldaram dívidas em atraso é positivo e cresceu +2,40%, segundo o indicador.

Na avaliação do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, apesar da queda registrada em outubro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a estabilidade no mercado de trabalho e o aumento da massa salarial trazem um ambiente propício para que os consumidores consigam renegociar as dívidas e voltem a ter crédito no mercado.

“Houve uma queda pontual em outubro na comparação com o ano passado, mas a perspectiva é de que a recuperação de crédito volte a apresentar dados positivos neste fim de ano, período em que mais pessoas têm o desejo de voltar a consumir para o Natal, a data mais lucrativa para o varejo”, explica Pellizzaro Junior.

Fonte: CNDL