Quase um milhão de novas empresas abriram as portas no primeiro semestre desse ano. Foram 905 mil negócios que foram criados no país neste ano. No mesmo período do ano passado, o número era 893 mil.

A maioria delas, 68%, abriu como MEI (microempreendedor individual), uma figura jurídica simplificada, mas que tem um teto para faturamento (R$ 60 mil).

Por regiões, o Sudeste do país foi responsável por quase metade (49,68%) das novas empresas. Depois aparecem Nordeste (18,08%), Sul (16,83%), Centro-Oeste (9,77%) e Norte (5,64%).

Por setor, a concentração foi em serviços: 58%. Comércio ficou com 32% das novas empresas, e 8% foram em indústrias (os 2% restantes foram em setor primário, financeiro e terceiro setor).

Entre as empresas que abriram como MEI, a mais comum é a de comércio e confecções (11,5%), seguida de serviços de higiene e embelezamento (9,3%), reparação e manutenção de prédios (8,9%) e serviços de alimentação (8,9%). Essas quatro concentram 38,6% dos novos negócios nesse formato.

Fonte: Folha.com