Compreender indicadores financeiros é crucial para tomadas de decisão mais eficientes. Curso da Educação Executiva do Insper apresenta os conceitos fundamentais da área

Gestão de finanças é um fator imprescindível para o equilíbrio, a saúde e a sobrevivência de qualquer organização. Quando executada correta e adequadamente, garante a administração responsável dos recursos financeiros do negócio e fornece as bases para o seu desenvolvimento sustentável.

Isso é especialmente relevante num país como o Brasil, onde muitas organizações não dispõem de profissionais tecnicamente capacitados para lidar com todos os aspectos da gestão financeira de um negócio. De acordo com uma pesquisa, mais de 6,5 milhões de empresas do país estão com as contas atrasadas – o maior registro desde 2016.

O acúmulo de dívidas é apenas o início de um problema que pode culminar no encerramento do negócio: o mesmo levantamento, a propósito, revelou que o número de organizações que solicitaram falência em 2023 cresceu 34% em relação ao ano anterior.

Por isso, é extremamente importante que qualquer organização disponha de profissionais de Contabilidade experientes e capacitados para orientar suas decisões financeiras. Mas somente isso não é suficiente: empreendedores, empresários e executivos – qualquer profissional que ocupe um cargo de gestão – também têm que aprimorar seus conhecimentos em Finanças, se buscam crescer na carreira e impulsionar suas empresas.

Gestão Financeira: dados e indicadores cruciais para tomadas de decisão
Gestores e executivos, precisamente pela responsabilidade e o poder inerentes à sua posição, devem ser capazes de reunir e analisar a maior quantidade de dados e indicadores possível para tomar decisões tecnicamente embasadas e definir os rumos e estratégias das organizações que dirigem. E se as finanças representam uma das variáveis mais decisivas para o sucesso dos negócios, as próprias lideranças empresariais, mais que apenas suas equipes técnicas, precisam ter repertório na área para gerir com verdadeira eficiência.

“Um executivo precisa compreender a distinção entre lucro e caixa, por exemplo; precisa entender uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), saber o que é um Regime de Competência”, explica José Oyadomari, doutor em Controladoria e professor da Educação Executiva do Insper. “É premente que qualquer empresário entenda os conceitos fundamentais de Finanças e Contabilidade para saber fazer as perguntas corretas”, acrescenta.

Você sabe a diferença entre custo e despesa? Conhece a rentabilidade de produtos e clientes? Reconhece a necessidade de abatimento para evitar devolução em certos casos? Está familiarizado com as noções de capital de giro e investimento? E com o EBITDA?

Para tomar decisões mais responsáveis e bem fundamentadas, é preciso que você, enquanto gestor, compreenda o que cada um desses conceitos representa para a saúde financeira da sua empresa. “Não há a pretensão de que um executivo se transforme em um contador, mas ele tem a obrigação de saber fazer a leitura correta dos balanços e indicadores financeiros de sua organização”, resume Oyadomari.

Fonte: Administradores.com