Em meio a crise econômica e política no país, a internet vem ajudado muitos comerciantes a alavancarem suas vendas. Uma pesquisa divulgada recentemente pela bandeira de cartões Mastercard mostrou que a venda online registrou um crescimento de 26% no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Comparando apenas os números de março de 2016 e março de 2017, essa alta no varejo chega a 36,2%. Ainda de acordo com a pesquisa, esse seria o maior aumento do setor online em cinco anos.

Outra pesquisa divulgada pela Ebit, revela que as vendas na internet cresceram 1,04% em 2016, já descontada a inflação, enquanto o comércio físico recuou 8,7% no mesmo período, de acordo com levantamento feito pelo IBGE.

A empresária Laysa Feitosa, utiliza a internet como meio de alavancar as vendas, com 4 lojas físicas em Teresina e 2 em São Luís, ela montou uma loja online, há 1 ano e viu sua marca crescer em pouco tempo. “A junção do e-commerce com a loja nos ajudou a ampliar nosso mercado, que hoje é nacional”, comemorou a empresária. Para Laysa, hoje as redes sociais são importantes para divulgar a marca.

“O instagram me ajuda a divulgar os produtos e também ter um feed back dos clientes. A resposta dos internautas é imediata, então podemos sempre estar avaliando a aceitação dos nossos produtos, assim como recebendo críticas que nos ajudam sempre a buscar o melhor e levar para as lojas o que as pessoas procuram. O serviço de SAC também é muito importante no atendimento online, temos uma equipe disponível para tirar dúvidas e responder sempre nossos seguidores”, frisou Laysa.

No Brasil, 89% dos internautas fizeram pelo menos uma compra online em 2016. O dado é do SPC Brasil e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. A estudante de Farmácia, Juliana Menezes diz que compra pela internet com frenquência. “O dia a dia é muito corrido, e não é sempre que tenho tempo de estar pesquisando preço de produtos nas lojas, então prefiro fazer isso na comodidade da minha casa. Pela internet posso escolher, pagar e receber em casa”.

A estudante garante que até hoje nunca teve problemas com nenhuma compra. “Sempre recebi minhas compras em perfeito estado e no prazo mostrado no site”.

O direito do consumidor na venda online também está garantido. “As vendas on-line também devem seguir regras e respeitar legislações, entre elas a que garante direitos aos milhares de consumidores que diariamente compram mercadorias pela internet, o Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, destaca a advogada Márcia Baião.