A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina reuniu diretores e convidados para apresentar a unificação de demandas e ações do Novo Modelo de Governança do Sistema CNDL. As ações têm sido apresentadas aos dirigentes e associados das FCDLs e CDLs de todo o país.

Freitas Cordeiro, presidente da FCDL-CE, expôs a agenda positiva de trabalho e colheu sugestões para melhorias, fruto da parceria com a KPMG, Fundação Dom Cabral e das premissas levantadas com os dirigentes do Sistema CNDL, que tem como principal objetivo foco, a sustentabilidade e a comunicação do sistema.

Durante a exposição Cordeiro, explicou que o novo modelo inclui o formato de empresa com fins lucrativos, no caso uma sociedade anônima, de capital fechado, oferece os melhores resultados em termos de potencialização dos negócios e mitigação dos riscos. “O modelo também permite captar financiamento para crescer e formar joint ventures – cooperação econômica ou estrutural entre duas ou mais empresas”, pontuou.

Para o presidente da CDL de Teresina, Evandro Cosme, o atual modelo é fusionado, ou seja, mistura associativismo com prestação de serviços. “A nova solução passa a se configurar como diferenciada, cujos componentes representatividade e serviços destravam as limitações e potencializam o associativismo como instrumento de rede e oferta de serviços”, explica.
Durante a explicação ficou claro que o novo modelo preserva a representação institucional do jeito que ocorre atualmente, mas fortalece a prestação de serviços. “Vamos apoiar o projeto, pois temos a certeza que será fundamental para o sistema”, concluiu Evandro.

Na oportunidade, a CDL de Teresina apresentou ao presidente da FCDL-CE, a campanha “Contra os juros altos”, que traz a obra de arte, o Grito, incentivo para que lojistas de todo o país se mobilizem contra as atuais tributações empresariais.