Aconteceu, nesta quinta-feira (9), reunião no auditório do Sindilojas-PI com a presença do presidente da CDL-PI, Evandro Cosme; o presidente do Sindilojas-PI, Luís Antônio Veloso; Secretário Municipal de Planejamento, Washington Bonfim; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Nery, e a Secretária Executiva de Planejamento, Kaki Afonso, com o objetivo de prosseguir com as discussões sobre a atual situação do Centro de Teresina, no que diz respeito ao trânsito, estacionamentos, fluxo de veículos e pedestres, aumento do número de calçadões, habitação na área e descentralização de alguns serviços próprios do Centro, que tumultuam o acesso na região.

Durante a reunião, os representantes da PMT relataram a necessidade de descentralização dos setores turístico, comercial, educacional, saúde e outros serviços da área central da capital para uma melhoria no fluxo dos usuários, tendo os mesmos a opção de utilizar esses serviços em outras regiões de Teresina.

Além disso, a questão dos estacionamentos no Centro foi levantada como prioritária e a necessidade de mais pontos desse tipo de forma vertical e até mesmo subterrânea foi pensada como forma de otimizar os espaços para esses serviços.

De acordo com o presidente da CDL, Evandro Cosme, “a solução não é ‘despovoar’ o Centro, mas trabalhar em infraestrutura e buscar soluções para o tráfego na área”. A opinião foi compartilhada pelo presidente do Sindilojas-PI, Luís Antônio Veloso, que reforçou que, ao invés de fechar vias no Centro, é necessário pensar na organização e fluidez do trânsito, reforçou. Veloso falou também da viabilização de transportes alternativos, como um horário de funcionamento mais estendido do metrô e expansão do serviço e a disponibilização de bicicletários na região.

Por fim, os presentes acordaram definir um calendário de discussão de pontos específicos relacionados ao Centro, para que os mesmos sejam pensados separadamente e levantadas soluções para melhorias na zona.