Em março de 2017, o médico Carlos Roberto Neiva, pediatra da Crescer Clínica de Vacinas e Pediatria, adquiriu o SPC Conciliador, uma plataforma que informa ao lojista, de modo seguro e simples, o que é vendido e o valor recebido por essas vendas.

“Sem dúvida, o SPC Conciliador tem um alcance maravilhoso. Agora, temos um maior controle do que vamos receber. Na realidade, nós não tínhamos, até aquele momento, nenhum documento, nenhum programa pelo qual a gente pudesse avaliar o que a gente emitia e o que a gente recebia”, explica.

Carlos Roberto ressalta a clareza dos relatórios, fáceis de entender e emitidos diariamente. “Antes, a gente tinha uma listagem muito confusa do que era vendido e o que tínhamos a receber, por isso havia bastante dificuldade de fazer o controle das contas. Com o conciliador, hoje, nós temos um controle diário (relatório) do que vendemos e que recebemos. É um benefício para todos os lojistas”, afirma.

Entenda como funciona – Cada vez mais os empresários estão substituindo o crediário pelo cartão de crédito. Como forma de oferecer mais segurança e informações sobre o que é vendido e o valor recebido por essas vendas, foi criado o SCP Conciliador. Em Teresina, de acordo com o Brunno Rosal, gerente de negócios e relacionamentos da Câmara de Dirigentes Lojistas, a maioria dos empregadores que procuram o serviço vão em busca de renegociação das taxas aplicadas às transações feitas através do cartão de crédito.

Rosal enfatiza que o serviço facilita a vida do lojista com conciliações de vendas no cartão, evitando, assim, cobranças indevidas e pagamentos não creditados após a realização da venda. O sistema do SPC Conciliador cria um parâmetro para as taxas de juros negociadas junto às operadoras de cartão de crédito e débito. Quando o lojista negocia a taxa de juro, automaticamente ele tem um recebível. Por exemplo, em uma venda de R$ 10, há uma taxa de 2,6% de juros, que é recorrente sobre a venda. Muitas vezes, ao realizar uma venda, o lojista é pego de surpresa com uma taxa de juro bem maior do que o acordado com a operadora. Isso não acontece mais com a utilização do SPC Conciliador, porque ele estabelece um parâmetro de negociação/conciliação entre o que é vendido e o que é entregue.

De modo geral, com o SPC Conciliador, o empresário pode conferir, de modo prático e rápido, e receber o valor de todas as compras feitas no débito ou crédito e ainda saber se a taxa cobrada por cada operadora está correta ou é melhor opção.
Através de relatórios simples fornecidos pelo serviço, o lojista é informado se a venda foi confirmada pela operadora, se o pagamento das parcelas foi realizado e se o dinheiro foi enviado para sua conta corrente. Segundo informa Brunno Rosal, atualmente, os empresários estão na fase de recebimento desses relatórios.

“Com a maior utilização do cartão de crédito, a CDL trabalha para ajudar na sobrevivência das empresas diante das novidades do mercado, como é o caso da ferramenta conciliação. “Desde que foi implantando este ano, o serviço tem recebido muitas demandas e os empresários já estão recebendo os relatórios. Os resultados foram positivos, inclusive, para as empresas que procuraram o serviço para renegociação de taxas aplicadas ao uso do cartão de crédito”, diz Rosal.

O gerente acrescenta ainda que o SPC Conciliador tem diversas funções importantes, como a já citada, que é facilitar a gestão das vendas dentro da empresa. Além disso, a ferramenta auxilia na descoberta da existência de possíveis fraudes na cobrança de taxas. Outra vantagem é o produto possuir um aplicativo gratuito para emissão de relatórios, com implantação simples, em cerca de 20 dias já está pronto.

Como obter o serviço? Para obter o SPC Conciliador, o interessado deve entrar em contato com o departamento comercial da CDL Teresina e conversar com Brunno Rosal para que seja direcionado à equipe comercial treinada para explicar como funciona a ferramenta.

A sede da entidade fica localizada na Rua Desembargador Freitas, 977 – Centro de Teresina. Para mais informações sobre os benefícios do produto, o associado pode, ainda, entrar em contato com o setor de vendas da entidade, através do número (86) 3221-6969.