“Inovação é a gente” é com esse mantra que Sérgio Cavalcante, superintendente do (C.E.S.A.R) Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife conduz, harmoniza e produz respostas criativas, desde 1996.

O C.E.S.A.R conta com 550 talentos (“peopleware”) que agregam inovação e criatividade aos projetos de TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação ) no Brasil.

“O  C.E.S.A.R é um centro privado, criado por oito professores universitários em 96, que desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs”, explica Sérvio Cavalcante. A empresa nasceu em Recife (PE), onde mantém sua sede, e hoje tem extensões em Sorocaba, São Paulo e Curitiba.

O “peopleware” do C.E.S.A.R participa desde o desenvolvimento de uma ideia, passa pela concepção e prototipação e executa projetos para empresas dos mais diversos setores, me explica o superintendente.

Uma empresa sem fins lucrativos que agrega soluções criativas há 17 anos nos setores de telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio.

E que aproveita a capilaridade dos conhecimentos que produz para atuar em educação, com cursos de extensão, especialização e mestrado profissional em TICs.

Quer mais?

“O C.E.S.A.R oferece consultorias para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia”, diz Sergio Cavalcante.

E tem mais.

O C.E.S.A.R é testado todos os anos, pois é uma entidade privada e tem sua existência sustentada tão e só somente pelos projetos que desenvolve. E depende, portanto, de sua capacidade de transformar ideias em resultados tangíveis para seus clientes.

Entre os clientes do C.E.S.A.R estão, dentro de uma extensa lista, a Motorola, o Exército Brasileiro, a Samsung, a Dell, a Agência Nacional das Águas, a Oi, o Bradesco, a Philips VMI, o Banco Central do Brasil, a Alcatel, a Tetrapak, o Positivo Informática, a Chesf, a Vivo e a LG.

E para dar respostas criativas a essas exigências de padrão mundial são mobilizados talentos (os “peoplewares”) da UFPE, UFPB, UFRN, Unicamp, USP, UFCB, UFSCar, UFRJ, Universidade Positivo (PR), UFRGS, CENPRA, ITA entre outros.

Ou seja, o C.E.S.A.R entrega respostas criativas e genuinamente brasileiras e de padrão mundial a empresas e multinacionais que colocam à prova a “criatividade brasileira”.

Diferencial C.E.S.A.R

Se o mantra do C.E.S.A.R é “Inovação é a gente”, o diferencial é conquistado pela dedicação missionária de Sérgio Cavalcante. É um jovem cientista, empreendedor e educador, absolutamente focado e conectado com as tendências globais em TICs.

Sérgio Cavalcante decidiu, junto com seus pares, investir na geração de ideias criativas que pudessem atender, rapidamente, as empresas que delas precisam, a curto prazo ou que venham a precisar, a médio e longo prazos.

Daí surgiu a inspiração que se transformou em missão da entidade: “Realizar a transferência auto-sustentada de conhecimento em tecnologia da informação entre a sociedade e a universidade”, me explica Sérgio Cavalcante.

“A gente aprende com quem faz, traz as reflexões para o ambiente acadêmico e retorna ao mercado para validar nossas propostas”, afirma.

O que percebemos no Brasil, me disse, é a busca de “inovação através de feiras”. Ou seja, muitas empresas diante dos desafios do mercado, visitam feiras de seu setor e tentam transferir as experiências que já foram adotadas em outros ambientes, locais ou países, para seu modelo de negócio.

O que funciona (ou deu certo) até recentemente tem o risco de manter as organizações que se “renovam” através das feiras a reboque de tecnologias, experiências gerenciais ou mesmo de maquinário desconectado do seu pleno potencial inovador.

Com o C.E.S.A.R e seu apóstolo Sérgio Cavalcante as organizações-clientes têm a possibilidade real e concreta de buscar respostas criativas (e, portanto, originais) que lhes permitam uma alavancagem para muito além das zonas de conforto própria e dos seus concorrentes.

Com o permanente apoio estratégico do C.E.S.A.R  se consegue, também, uma relativa proteção continuada contra as buscas de saídas a qualquer custo impostas pelo desespero.

Reconhecimento e faturamento

Ao longo dos seus 17 anos, o C.E.S.A.R e sua “gente que inova” recebeu prêmios da Finep, em 2010 (“Instituição de Ciência e Tecnologia Mais Inovadora do Brasil”) e Revista Época Negócios, em 2009 (“Modelo de Negócios Mais Inovador do País”);

Também foi contemplado com o Anuário Informática Hoje, em 2006 (“Prêmio Excelência em P&D na Categoria Telecomunicações”) e da B2B Magazine, em 2006 (“Prêmio Padrão de Qualidade na Categoria Empresa Revelação”).

No seu currículo tem, ainda, o Prêmio Info200, de melhor empresa de serviços de software em 2005 e Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil em 2004.

Em 2012, o C.E.S.A.R realizou um total de R$ 63 milhões em projetos. E, em 2013, fechará o ano com R$ 60 milhões.

Fonte: Uol Noticias