O Fórum Piauí Brasil aconteceu ontem (30), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi, reunindo diversas lideranças políticas e empresariais. O objetivo desse evento foi debater alternativas para o desenvolvimento do Piauí, bem como, estratégias de saída da crise econômica.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o governador e a vice-governadora do Estado, Wellington Dias e Margarete Coelho; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí e presidente da CDL de Teresina, Evandro Cosme, e os diretores executivos da instituição, Mário Lacerda e Ulysses Moraes; o vice-presidente do Banco do Brasil, José Eduardo Pereira; o prefeito de Teresina, Firmino Filho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Olavo Rebelo; os senadores Ciro Nogueira e Elmano Ferrer; o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles; o presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Filho; o presidente da Fiepi, Moraes Souza Filho; o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimateia Lopes; e o economista Felipe Mendes, além de prefeitos, empresários e outras autoridades.

Para o presidente da CDL de Teresina, Evandro Cosme, o evento contribuiu para disseminar novas perspectivas sobre o desenvolvimento do Piauí. “Apesar das dificuldades podemos debater e implementar soluções para que o nosso Estado se fortaleça e tenha uma economia mais pujante. É um momento do empresariado e da sociedade vislumbrar melhores dias”, destaca Cosme

Após a abertura do evento, aconteceu o painel O Problema Macroeconômico Brasileiro e a Capacidade do Piauí de se Enquadrar Nesse Contexto. Esse painel foi capitaneado pelo economista, professor e ex-ministro do planejamento, Raul Velloso. Durante sua exposição, Velloso apresentou dados sobre o desempenho econômico do Piauí e do Brasil; falou sobre a recessão econômica, carga tributária e fez comparativos sobre as estratégias para enfrentar a crise de alguns Estados.

“O país está vivendo um momento muito importante e isso repercute nos Estados. Dessa forma, o Fórum Piauí Brasil pretende compreender a questão do Piauí e avaliar como nosso Estado pode se tornar mais competitivo. Tivemos no evento, discussões de alto nível, com especialistas qualificados”, destacou o presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho.

Como parte da programação do Fórum aconteceu também o painel “Inserção Econômica do Piauí – Uma Visão do Agronegócio”, com palestra do engenheiro agrônomo e diretor da Associação Brasileira do Agronegócio, André Pessoa. Nesse momento foi abordado o potencial do Piauí como fronteira agrícola. Na seqüência, ocorreu o painel “Desafios da Gestão Pública e dos Agentes Privados na Evolução do Piauí”, tendo como palestrante, o economista e presidente da Macroplan, Claudio Porto.

O Fórum Piauí Brasil foi uma realização da Revista Cidade Verde, contando com o apoio do Sebrae no Piauí e de outras entidades
.