O ano de 2022 ficou marcado pela popularização dos vídeos estilo TikTok no Instagram – com investimento em reels, live, stories e vídeos no feed –, inclusive, vale destacar, a declaração do Adam Mosseri, um dos diretores da rede social, anunciando que o Instagram não é mais uma rede de compartilhamento de fotos.

Depois da euforia das correntes nos últimos anos, impulsionada pela pandemia, as novas tendências apresentadas para o próximo ano prometem outro ritmo e um novo cenário para a rede social.

Na última semana, o Instagram liberou a pesquisa anual de tendências The 2023 Instagram Trend Report, que reúne as principais questões que impulsionarão e moldarão a cultura da rede no novo ano. O ativismo social, o crescimento do nicho de alimentação e conteúdos sobre relacionamento (voltados para a temática amorosa) são alguns dos destaques.

Para 2023, o mundo offline e as experiências fora das telas ganharão a preferência da audiência e prometem aumentar a conexão entre criadores de conteúdo e sua comunidade. Inclusive presencialmente, em reuniões e encontros. Com a consolidação da internet e das redes sociais como parte da vida das pessoas, mostrar a vida real, incluindo vulnerabilidades, é o grande diferencial para aumentar o engajamento no próximo ano, inclusive com novos formatos, já que 40% dos pesquisados afirmam o interesse em ouvir podcasts de seus creators favoritos.

O que vai de encontro a outra tendência apresentada no relatório: o ativismo. As pessoas estarão mais dispostas a apoiar marcas que defendam causas com que elas se identifiquem, inclusive de maneira financeira.

Mas apesar da facilidade na conexão com sua rede, a concorrência será ainda mais acirrada no próximo ano. 64% dos usuários, principalmente da Geração Z, responderam que irão transformar seus projetos no Instagram em fonte de renda. O próximo ano vai separar quem é estrategista de conteúdo de verdade dos meros “postadores”. Por isso, se profissionalizar e buscar atualização na área será ainda mais necessário.

A temática de 2023 será a alimentação. Segundo o relatório, 68% das pessoas têm interesse pela comida de outros países. Pessoas que trabalham com gastronomia e nutrição, desde que usem bastante criatividade, conteúdo útil e entretenimento, poderão colher grandes frutos nesse nicho.

E a herança do TikTok continua: os usuários permanecem gostando de ter experiências musicais enquanto navegam pelas redes. Da mesma forma que a gastronomia, sons de diferentes gêneros e países, como K-Pop e música latina, estarão em alta em 2023.

Também em alta, será a busca por “um chameguinho”. Namorar e fazer novos contatos estão entre as preferências dos usuários para o próximo ano. Para isso, conteúdos de relacionamento, memes, astrologia e muitas mensagens poderão ajudar os solteiros de plantão a se conectarem com sua cara-metade. Vale pensar como o seu nicho pode ajudar nesse sentido.

Neste ano, herdando o impacto de períodos de distanciamento e desconexão, promete ser o ano das comunidades, onde a proximidade e as conexões reais terão alto valor no engajamento e construção de marca. Com mais vulnerabilidade, afirmação de crenças e posicionamentos e busca por identificação. Mais do que nunca, criadores de conteúdo e marcas precisarão construir comunidades sólidas – ou aprender, correndo, como fazê-la.

O Relatório de Tendências de 2023 foi produzido em outubro de 2022, pela WGSN, que realizou uma pesquisa com 1.200 usuários de mídia social da Geração Z com idades entre 16 e 24 anos nos Estados Unidos.

Fonte: Administradores.com