A partir de 1º de julho, empresas e empregadores, de qualquer porte – incluindo microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP) e microempreendedor individual (MEI) que possuam empregados – serão obrigados a comunicar ao governo informações na plataforma do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
De janeiro até então, a obrigação estava restrita às grandes empresas, cujo faturamento em 2016 foi superior a R$ 78 milhões.

No Ceará, das 248 empresas já obrigadas, 242 (ou 97,58%) já efetuaram cadastro do empregador e 230 (ou 92,70%) repassaram dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos).

Dados
Vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre FGTS estão entre os dados a serem comunicados ao governo.

A primeira fase do eSocial será implantada gradualmente até janeiro de 2019 e cerca de quatro milhões de empresas em todo o País devem aderir à nova fase do projeto.

De acordo com o superintendente da Receita Federal na 3ª Região Fiscal (CE, PI e MA), João Batista Barros, o novo sistema de registro eSocial é um instrumento importante para empregadores comunicarem de forma unificada e simplificada todas as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias exigidas à Receita Federal, Caixa Econômica Federal, INSS e Ministério do Trabalho. Uma forma de reduzir custos e tempo da área contábil das empresas.