Empresas de Tecnologia da Informação, TI, atendidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, serão apresentadas como casos de sucesso no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, PEGN, da Rede Globo, no próximo domingo (28), a partir das 07h30.

A Infoway, dirigida pelo empresário Ney Paranaguá e a Mundi Tecnologia, representada pelo empresário Michael Anderson Soares foram selecionadas para participarem do programa da TV Globo. Nos meses de Fevereiro e Março, a equipe de jornalistas da emissora gravou entrevistas com os empresários e diretores do Sebrae no Piauí e coletou imagens dos empreendimentos.

A Infoway desenvolveu uma plataforma inovadora para o gerenciamento de planos de saúde. A invenção permite que o administrador faça uma leitura rápida e fácil das estatísticas da empresa. Os funcionários também são incentivados a criar produtos, que podem dar origem a novos negócios. A empresa foi vencedora do Prêmio Nacional de Inovação na modalidade Micro e Pequenas Empresas, com o programa de Gestão da Inovação Infoway. A premiação aconteceu nesta semana.

A Mundi Tecnologia é especializada no desenvolvimento de sistemas para compras e vendas online. Os principais produtos da empresa são um site de leilão virtual e uma ferramenta para pagamentos pela internet. Os empresários lançaram, recentemente, um aplicativo de pagamento de contas pelo celular, que é uma tendência mundial.

As duas empresas são beneficiárias do Projeto Tecnologia da Informação e Comunicação, executado pelo Sebrae no Piauí. Por meio de capacitações gerenciais, consultorias e participações em eventos e feiras de negócios, a instituição realiza ações que fomentam a competitividade dos pequenos negócios.

O mercado brasileiro de Tecnologia da Informação fatura cerca de R$ 250 bilhões por ano, e é a sétima maior receita do mundo no setor.

Empresas dos segmentos de moda e gastronomia do Piauí também serão destaque no Pequenas Empresas Grandes Negócios, que será exibido posteriormente.

O PEGN também será apresentado no canal Globo News no dia 28, a partir das 09h05. O programa estará disponível na internet, por meio do site g1.globo.com/economia/pegn/videos/