A pesquisa do Índice de Confiança Empresarial, aponta que a confiança dos empresários em mais negócios,  teve leve recuperação, em agosto, ficando em 149 pontos, na escala que vai até 200. No mês anterior, ficou em 142. A variação foi de 4,93%. O índice é medido pelos indicadores de Atividade Econômica (cenário atual) e Expectativa Empresarial (próximos três meses).

Foram entrevistados 130 empresários ou diretores de empresas. A pesquisa concluiu que “todos os indicadores de avaliação de atividade econômica apresentaram melhora nos últimos 30 dias”. E, que, “boa parte dos indicadores de confiança empresarial estaduais apresentou uma leve piora na percepção empresarial. Os indicadores de Sinop apresentaram divergência em relação aos nacionais, que cibfirne nês anterior, continua apontando uma “redução/estabilização na atividade econômica. A curto prazo não há sinalização de mudança de tendência”.

Quanto ao resultado da pesquisa apurado em agosto, a Unemat aponta que “houve forte recuperação das vendas em 23,42% e também aumentaram 15,70% as contratações de funcionários. Cresceram 2,63% os investimentos.

Em relação ao levantamento anterior, a confiança na economia de Sinop é 0,81% maior em relação a julho, o que representa 125 pontos na escala que vai até 200.

Projeções futuras
O índice de expectativa empresarial demonstrou diminuição quanto a adimplência. Caiu 4,64% a previsão que consumidores paguem as contas em dia. Por outro lado, cresceu 9,57% a expectativa de aumentar os investimentos empresariais e 24,50% em mais contratações de funcionários.

A pesquisa atribui a melhora conjunta dos indicadores “a uma melhor percepção do empresariado em relação à atividade econômica do município. O indicador mostrou que existe a possibilidade de um ajuste sazonal”. No mês passado, conforme Só Notícias já informou, a variação foi de -8,39%, comparado ao mesmo período de junho.

Fonte: Só Notícias