Numa apresentação de seis minutos, o empreendedor Sergio Luciano conseguiu um investimento de R$ 80 mil para sua empresa, a Ynovação. O negócio desenvolve habilidades empreendedoras em alunos do ensino fundamental ao nível universitário. Com o dinheiro, ele vai criar uma cartilha com o método educacional e o site da empresa.

A “venda de um negócio” em tão pouco tempo está se tornando frequente no meio empresarial, principalmente por donos de startups (empresas recém-abertas na área de tecnologia), segundo especialistas.

A técnica é chamada de “pitch” e estimula os empreendedores a apresentar seu negócio no tempo de uma conversa de elevador, ou seja, um período de 30 segundos a dois minutos.

Luciano e seus sócios conseguiram o investimento durante o “Pitch Fight”, uma competição feita na Virada Empreendedora, realizada no último fim de semana em São Paulo. O empresário concorreu com mais sete empresas. O júri foi composto por investidores e consultores de negócios.

O método “pitch” pode ser usado para falar sobre o seu negócio para possíveis investidores, clientes ou fornecedores. Por isso, mostrar a essência do negócio e conquistar a simpatia do ouvinte logo de cara é fundamental, dizem os especialistas.

A apresentação pode ter duração maior do que dois minutos, mas, geralmente, não passa de 15 minutos. Eventos de empreendedorismo ou tecnologia costumam incluir atividades com “pitch” para treinar as habilidades dos futuros empresários.

Apesar de não ser uma startup, Luciano e seus sócios resolveram participar da atividade para saber o que as pessoas achavam de sua empresa. Ele passou por uma pré-seleção durante o evento, em que teve de apresentar o negócio em 20 segundos.

Depois, teve mais dois minutos para desenvolver a ideia e quatro minutos para responder às perguntas do júri e do público. Ele diz que não sabia que haveria o prêmio em dinheiro, por isso, não focou a apresentação em investidores, preferiu tentar conquistar potenciais clientes. Ainda assim, ele venceu por unanimidade.

“Comecei dizendo o que a empresa faz, qual problema ela resolve. Depois, apresentei a proposta de valor do negócio, os diferenciais. Expliquei como o público é atingido, mas tive dificuldade em explicar como a ideia trará retorno financeiro. Acabei não incluindo isto na apresentação”, declara.

Fonte: Uol