A Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina em parceria com o Sindicato do Lojistas do Piauí recebeu na manhã dessa terça-feira (08), o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado e o diretor executivo Renee Chaveiro, que explicaram os impactos da obra na região.

Ao todo serão implantados 220 km de rede coletora de esgoto; 7,1 km de linhas de recalque; 3,3 km de interceptores e 23 novas Estações Elevatórias de Esgoto.

A ETE Pirajá terá sua capacidade ampliada e passará a tratar 260 litros de esgoto por segundo.
Os investimentos irão transformar o saneamento da cidade de Teresina. A cobertura de coleta e tratamento de esgoto vai triplicar desde o início das operações, alcançando 59% da população até o final de 2024. As obras vão gerar 525 novos postos de trabalho, movimentando a economia local.

Com os investimentos, Teresina ganha mais saúde e qualidade de vida, além da cidade conquistar maior valorização imobiliária e garantir a preservação dos rios Poti e Parnaíba.

De acordo com o diretor-executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro, as obras serão realizadas por trechos, visando o menor impacto ao fluxo de veículos e pessoas na cidade.

“Todos os canteiros estarão sinalizados e os desvios no tráfego contarão com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS). Nas avenidas de maior fluxo, como a avenida Maranhão, a concessionária terá o apoio de uma consultoria especializada para garantir a mobilidade urbana”, destaca o diretor-executivo.

Com os investimentos em infraestrutura de saneamento, a Águas de Teresina contribuirá para a retirada dos esgotos a céu aberto e a melhoria das condições sanitárias e de saúde da capital. Os benefícios compreendem ainda a preservação dos rios Poti e Parnaíba, além do desenvolvimento de setores importantes da economia local, como o turismo de negócios e a valorização imobiliária.

“No início da concessão, em 2017, Teresina registrava cobertura de 19% quanto ao acesso ao esgotamento sanitário. Em 2024, chegaremos a 59% de população beneficiada. A capital receberá obras transformadoras, pois os benefícios do saneamento impactam diretamente na saúde, preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico”, reforça o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.