A Associação Industrial do Piauí (AIP) apresentou na noite desta segunda-feira (25) sua diretoria para o biênio 2015/2017. O novo presidente da Associação Industrial do Piauí (AIP), Joaquim Gomes da Costa Filho, tomou posse em uma solenidade bastante prestigiada por representantes dos segmentos do setor da Indústria, além do Governador do Estado, Wellington Dias, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e presidente da FIEPI, Zé Filho.

Entre os novos integrantes da entidade, está o diretor da CDL de Teresina, Eduardo Cosme, que passará a compor o conselho de responsabilidade social. Segundo Eduardo, essa é uma oportunidade de aprender, mas também de trabalhar ainda mais em prol da classe lojista. “Ser membro de duas entidades tão importantes para o nosso Estado faz com que busque trabalhar incansavelmente para melhorar esses setores que precisam diariamente de representatividade junto a população e autoridades”, disse Eduardo.

O presidente da AIP, também destacou que a indústria do Piauí, não diferente do país, atravessa uma fase difícil e será necessário trabalhar com os pés no chão para conseguir reverter a atual situação. “A Associação Industrial é um fórum de debate no sentido de discutir um melhor desempenho para o setor industrial. Propostas sempre surgem na Associação Industrial e nós esperamos que continuemos a liderar esse debate, quando se está em pauta o desenvolvimento industrial do Piauí. Nós precisamos ir atrás de investimentos e um dos investimentos que nós precisamos buscar é a retomada da Suzano para o nosso Estado. A Suzano fez uma revolução no Maranhão, por exemplo. Só a Suzano, hoje, exporta um bilhão de reais, praticamente três vezes mais o que exporta todo o Estado do Piauí. Outro ponto que nós podemos buscar é uma siderúrgica na região de Paulistana, onde temos um ferro com bom teor de qualidade. Se tivermos duas empresas dessas, em 10 anos nós vamos conseguir triplicar o PIB do Piauí”, destacou o presidente Joaquim Gomes da Costa Filho.

Para o governador Wellington Dias, a Associação Industrial do Piauí é uma entidade legitimada de incentivo ao desenvolvimento da área industrial. “Com a experiência do Joaquim Costa é um ganho tanto para a Associação Industrial como para o Piauí. Ele é um líder que vai fazer um trabalho muito firme e nós vamos estar juntos, trabalhando”, ressaltou o governador.

O ex-governador e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho, comentou o atual cenário econômico do país e defendeu a necessidade uma proposta mais eficaz para o setor industrial. “Nós defendemos uma proposta mais agressiva para o setor, não somente defendendo a questão da Reforma Tributária, pois essas reformas acarretam em aumento de impostos e isso reflete na população através do desemprego, menos produção, por exemplo. Nós defendemos uma indústria forte, pois ela emprega e faz com que as pessoas ganhem seus salários e é isso que nós industriais queremos, uma oportunidade de crescer”, disse.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, comentou ainda o posicionamento da cidade de Teresina no setor industrial de forma complementar ao Estado. “Existem dificuldades na questão energética, que hoje é um limitante, dificuldades na área de esgotamento sanitário, de logística, mas a gente não pode falar apenas de problemas. Temos que buscar uma regra simples que possa fazer com que a gente aproveite o nosso potencial”, finalizou o prefeito.