Abrir um negócio costuma ser a primeira prova de fogo para quem resolve empreender. Os trâmites burocráticos, embora tenham sido bastante simplificados nos últimos anos, ainda fazem muita gente desistir. Se você passou dessa etapa, parabéns. Mas não descanse: a batalha está só começando. Com o negócio formalizado, é hora de arregaçar as mangas e fazê-lo dar certo.

Quais devem ser os primeiros passos depois de formalizar sua empresa? Boa parte do que você vai fazer a partir daqui, na verdade, já deve ter sido minimamente esboçado antes de tirar a ideia do papel e obter seu CNPJ, em seu plano de negócio. Retorne a esse planejamento inicial e, com base no que previu lá, comece a aplicá-lo na vida real:

Financeiro e tributário

Esse é um ponto vital de qualquer negócio. Com seu modelo tributário definido, previsão orçamentária em mãos e um balanço do capital que você tem disponível para começar, pegue o lápis, o papel e a calculadora para traçar um roteiro claro e realista, estabelecer a data em que pretende chegar ao seu Ponto de Equilíbrio e cair em campo para garantir movimento suficiente para atingir essas metas. É muito importante também que você defina ferramentas eficientes para gerenciar tudo. Automatizar esses processos – do fluxo de caixa à gestão tributária – é garantia de que você evitará erros e poupará tempo. Uma das maiores causas da falência de pequenas empresas é problemas na gestão e a parte financeira é parte importante e por isso deve ser prioridade.

E para isso, sugerimos o Sistema financeiro ZeroPaper. O Sistema que ajuda seu negócio a lucrar mais e a organizar o seu fluxo de caixa.

O Sistema Financeiro ZeroPaper conta com um fluxo de caixa completo, alertas sms e e-mail de contas a pagar e receber e relatórios decisivos para sua tomada de decisão. Para mais informações acesse e conheça o ZeroPaper.

Comunicação

Seu negócio ganhou vida e as pessoas precisam saber que ele existe. Trace uma estratégia de comunicação que comporte canais que, ao mesmo tempo, sejam viáveis para seu orçamento e alinhados com o público que você busca atingir. Descubra onde seu público está, avalie quanto pode pagar para chegar até ele e vá à luta.

Estratégia de crescimento

É importante também que você elabore uma estratégia de crescimento clara, com metas a serem atingidas e apresentando os recursos para tanto. O que você vende no ponto físico pode ser vendido pela internet também? Abrir uma nova unidade dentro de seis meses é interessante? Como dobrar seu faturamento até o final do ano? Essas são algumas perguntas que devem ser feitas e respondidas.