A demanda de empresas brasileiras por crédito subiu 6,4 por cento em maio ante o mesmo período do ano passado.

Já na comparação com abril o crescimento na busca por crédito pelas companhias ficou em 2,2 por cento.

O avanço da procura empresarial por crédito “reflete a necessidade de antecipação da produção de bens e serviços tendo em vista as paralisações na produção” que devem ocorrer devido à Copa do Mundo em junho e julho, afirmaram economistas.

A demanda de médias empresas por crédito caiu 2,0 por cento em maio ante igual período do ano anterior, enquanto a demanda entre pequenas e médias empresas cresceu 6,9 por cento. Entre as companhias de grande porte houve expansão de 8,2 por cento, na mesma base de comparação.

No detalhamento por setores, o crescimento mais expressivo da procura por crédito ocorreu no setor de serviços, que viu uma alta de 10,7 por cento, na mesma base de comparação.

No setor comercial houve expansão de 3,5 por cento e no setor industrial foi registrada uma alta de 2,6 por cento na procura por crédito.