Em virtude do avanço da Coronavírus no Brasil, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulga as seguintes diretrizes em relação aos procedimentos que devem ser adotados pelas FCDLs, CDLs e Associados.

Atendimento ao Público

– A CNDL orienta aos seus associados que, em suas áreas de atendimento ao público, seja disponibilizado álcool gel aos clientes, e que a frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros seja feita com álcool 70% ou solução de água sanitária.

– O atendimento presencial deve ser feito a uma distância de, pelo menos, um metro entre as pessoas, e os atendimentos ao público externo, assim como visitas fora do ambiente de trabalho, devem ser substituídos por contatos por meios digitais.

– As reuniões devem ser substituídas por contatos telefônicos, videoconferências, e-mails e redes sociais.

Colaboradores

– Os colaboradores que pertencem ao grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal e tenham doença respiratória crônica) devem, se possível, serem orientados a realizarem suas atividades home office.

– Devem ter utensílios individuas (copos, xícaras, talheres, etc.).

– Todos colaboradores com suspeita de vírus devem imediatamente ficar em isolamento em suas residências.

Eventos e reuniões

– A CNDL orienta que as entidades do sistema evitem reuniões e eventos presenciais. Desta forma, todas as agendas da CNDL previstas até o final do mês foram canceladas.

– No lugar dos encontros presenciais, dar preferência às videoconferências e às chamadas telefônicas.