A Copa do Mundo mobiliza os brasileiros para torcer para a seleção, une as pessoas e ainda gera muitos efeitos para a economia e negócios. Neste ano, o comércio geri uma expectativa maior, uma vez que o evento coincidirá com a Black Friday, período que já se tornou uma das datas comerciais mais importantes do País.

Com essa perspectiva, o Teresina Diário conversou com o presidente do Sindilojas-PI (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí), Tertulino Passos, sobre o aquecimento do comércio para esse período.

“Nós temos muitos produtos com a temática da Copa e a expectativa é que aqueçam nesse primeiro momento. Ao longo do período, vamos buscando estratégias para ajudar nessas vendas”, disse o presidente do Sindilojas-PI.

Para o proprietário de uma loja no Centro de Teresina, Leonardo Viana, o evento esportivo no final do ano vem a somar, pois com a chegada das festas de final de ano as vendas no comércio tendem a crescer.

“A expectativa para a Copa do Mundo é positiva. Acreditamos que serão esses dois meses – novembro e dezembro – mais esperados, expectativa está grande. A procura está sendo por camisas amarelas e azul da seleção, além de adereços. A camisa do Brasil já estava em alta no período eleitoral, agora com a copa a expectativa é que essa venda aumente”, destaca Leonardo Viana.

Brasil

Para Teresina ainda não há uma projeção em números sobre o quanto a Copa vai gerar economicamente, mas no Brasil, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), prevê aumento de 7,9% nas vendas na comparação com o volume registrado em 2018, durante o mundial sediado pela Rússia.

FONTE: Teresina Diário